MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Filosofia Analítica e Filosofia Política - A dimensão pública da linguagem"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Filosofia Analítica e Filosofia Política - A dimensão pública da linguagem"

Veja quem ganhou a obra "Filosofia Analítica e Filosofia Política - A dimensão pública da linguagem", de Theresa Calvet de Magalhães.

Da Redação

terça-feira, 17 de abril de 2012

Atualizado em 13 de abril de 2012 08:36

A obra "Filosofia Analítica e Filosofia Política - A dimensão pública da linguagem" (Arraes Editores - 342p.), de Theresa Calvet de Magalhães, é a próxima a ser sorteada.

"Este livro - ou talvez devesse dizer os cursos que lhe deram origem -, é uma nova versão, inteiramente reescrita e ampliada, de um pequeno livro publicado em Belo Horizonte, em 1997, pelo Movimento Editorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Tratava-se apenas de uma pequena edição, logo esgotada, das aulas dos cursos de História da Filosofia Contemporânea, ministradas de 1987 a 1997, no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Continuei a lecionar cursos sobre John Searle e a Filosofia Analítica até a minha aposentadoria, em Agosto de 2003, e a cada semestre tentava não apenas corrigir o que tinha já dado antes, mas também apresentar as novas obras publicadas nessa área. Jamais pensei que um pequeno texto, editado às pressas, e que trazia todos os defeitos da palavra oral, fosse usado por alunos e professores que desejavam um primeiro acesso à Filosofia Analítica em geral e, mais particularmente, às obras de Searle. Aceitei a solicitação de uma nova edição e pensei que seria fácil, com todas as novas obras que tinha agora, corrigir esse pequeno livro. Foi só começar a nova versão e ficou logo claro que eu teria um longo trabalho: não apenas ler as obras e textos mais recentes sobre Bertrand Russell, Ludwig Wittgenstein, Otto Neurath e o Empirismo Lógico, antes de rever o que tinha escrito na introdução e no primeiro capítulo da primeira parte, que tratava do Fmpirismo Lógico, mas também ler todas as novas obras e os novos textos de Searle publicados depois de 1997. Trata-se, assim, de um novo livro. Mas escrito, como o primeiro, para os alunos do curso de graduação em Flosofia, Direito, Letras, Comunicação, Ciências Políticas e Sociais, e - espero - com menos defeitos.

Este livro não é uma história da Filosofia Analítica ou uma história da Filosofia Analítica no Brasil, nem um livro sobre a Filosofia Analítica e a História da Filosofia; mas é apenas uma tentativa de resgatar uma corrente do pensamento que dominou o século XX e continua ainda muito atual nos Estados Unidos e, mais recentemente, em França. A introdução e a primeira parte foram revistas e muito ampliadas tendo em vista a presente edição. Uma atenção maior foi dada, na introdução, à filosofia de Russell e, no primeiro capítulo, à abordagem pluralista do empirismo lógico. O sexto capítulo foi todo reescrito e espero que esta nova versão, atenta às modificações introduzidas por Searle nas suas últimas obras e, mais particularmente, em Making the Social World (2010), permita uma visão mais atual da sua teoria geral dos atos de linguagem. Toda a "Terceira Parte" é nova e é publicada pela primeira vez; a "Conclusão" retoma, mas numa versão totalmente modificada, o que tinha dito e escrito antes sobre John Rawls". A autora

Sobre a autora :

Theresa Calvet de Magalhães é docteur em Sciences Politiques et Sociales pela UCL (Univerité Catholique de Louvain). Pós-doutorado em Filosofia Contemporânea (Institut Supérieur de Philosophie - UCL). Professora aposentada da UFMG. Professora do curso de pós-graduação em Direito da UNIPAC em Juiz de Fora/MG.

__________

Ganhador :

 

Eduardo Felix Belutti, assistente Juridico do Magazine Luiza S/A, de Franca/SP



__________

__________

Adquira já um exemplar :



__________