MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da coleção "Curso Avançado de Processo Civil"
Promoção

Resultado do sorteio da coleção "Curso Avançado de Processo Civil"

Veja quem ganhou a coleção "Curso Avançado de Processo Civil", de autoria de Luiz Rodrigues Wambier e Eduardo Talamini.

Da Redação

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atualizado em 18 de abril de 2012 09:27

Migalhas sorteia os três volumes da sucedida coleção "Curso Avançado de Processo Civil" (RT - Revista dos Tribunais), de autoria de Luiz Rodrigues Wambier, sócio da banca Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica; e Eduardo Talamini, sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

A bem sucedida fórmula concebida pelos autores, nos idos de 1997, consistente na exposição dos temas de forma clara e objetiva, seguida de roteiros que podem ser utilizados pelos alunos como uma espécie de estudo dirigido e, pelo professor, como uma sugestão de roteiro de preparação de aula.

Como nas edições anteriores, ao final de cada capítulo há a indicação de livros considerados pelos autores de fundamental importância para a compreensão do tema, assim como de bibliografia complementar, indicada para o aprofundamento da matéria versada no capítulo.

Os volumes atualizados oferecem aos leitores remissões ao projeto do novo Código de Processo Civil, que tramita no Congresso Nacional.

Assim, ao mesmo tempo em que o livro se mantém como um curso sobre o processo civil vigente, há no texto um diálogo entre o Código de Processo Civil em vigor e a proposta para um novo CPC.

O Curso passou por significativas reformulações. Nos volumes 1 e 2, além dos acréscimos e atualizações que têm sido feitos a cada edição, procedeu-se à reformulação e redistribuição de seus capítulos. Novos capítulos foram criados para dar tratamento destacado a temas que, antes, eram examinados dentro de outros capítulos. Pareceu aos autores que tais assuntos mereceriam, doravante, um enfoque específico. Por exemplo, no volume 1, o processo eletrônico, ao qual se dedicavam amplos itens no capítulo sobre atos processuais, é agora examinado em capítulo próprio. Algo semelhante se passou com vários outros temas. No volume 2, a objeção na execução ("exceção de pré-executividade"), antes abordada, quanto a diferentes aspectos seus, em dois distintos capítulos, tem agora seu exame consolidado em capítulo próprio - na parte do livro dedicada às vias de defesa do executado e de terceiros.

Aliás, essa é outra novidade: a distribuição dos capítulos em seções ("partes") e em uma nova sequência, mais consentânea com as mudanças por que passou o ordenamento processual nesses mais de doze anos em que a obra, em sucessivas edições, tem sido publicada.

Essas mudanças visaram a tornar a obra mais dinâmica, permitindo ao leitor um acesso mais rápido e direto aos pontos que pretende pesquisar. Além dos desdobramentos de capítulos e da criação de seções, contribui também para tal intento uma mais detalhada subdivisão em tópicos internos aos capítulos.

Mas não se trata só de "reformatação". Os volumes 1 e 2 passam também a veicular temas novos, antes não enfrentados, tais como os juizados especiais, no v. 1, e as ações autônomas de defesa do executado, no v. 2.

O volume 3 merece menção à parte - tamanha foi a reformulação de seu conteúdo. A sua primeira parte, dedicada ao processo cautelar, foi quase toda reescrita. Já os capítulos da segunda parte, relativos aos procedimentos especiais, receberam todos, sem exceção, substanciais acréscimos.

Sobre os autores :

Luiz Rodrigues Wambier é sócio do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica. Doutor em Direito pela PUC/SP, mestre em Direito pela UEL, professor do curso de mestrado nas Faculdades Integradas Curitiba, dos cursos de especialização em Direito Processual Civil na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na PUC/SP. Foi professor de Direito Processual Civil na Universidade de Ponta Grossa. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.

Eduardo Talamini é sócio da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Mestre e doutor pela USP. Professor de Direito Processual Civil e Processo Constitucional. Coordenador e professor no Curso de pós-graduação em Direito Processual Civil do Instituto de Direito R. F. Bacellar - UniBrasil. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP, do Conselho de Redação da Revista de Processo - RePro e do Conselho Diretor da Revista de Direito Processual Civil.

__________

Ganhadora :

 

Aline Latrofe, advogada do Sesi e Senai, de São Paulo/SP


__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________