MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB entrega selo de qualidade a cursos de Direito
Premiação

OAB entrega selo de qualidade a cursos de Direito

89 cursos foram contemplados com o certificado.

Da Redação

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Atualizado às 15:06

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, entregou, hoje, às 10h, em cerimônia realizada no Plenário da OAB Nacional, em Brasília, os certificados do Selo OAB de 2011 aos 89 cursos de Direito melhor avaliados pelo Conselho Federal da Ordem.

Em novembro do ano passado, quando a OAB divulgou os contemplados com o selo, 90 cursos foram indicados como referência de qualidade, no entanto, a Ordem informou que houve um equívoco à época e que a USP Ribeirão Preto foi inserida na lista por engano. A universidade foi contabilizada, porque os candidatos ao exame da Ordem do campus ribeirãopretano se inscreveram como alunos da referida unidade de ensino, mas a FDRP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto não possui nenhuma turma formada até o momento - um dos requisitos para receber o certificado -, portanto, os resultados do campus do interior foram incluídos no da USP sede.

Ophir afirmou, em seu discurso, que os representantes desses cursos são exemplos a serem seguidos pelas demais instituições que buscam um ensino de qualidade em um país que hoje contabiliza 1.240 cursos de Direito em funcionamento.

Do total de cursos brasileiros, 790 foram avaliados pela OAB depois de preencherem os pré-requisitos de participação em três exames de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada exame.

A Comissão Especial utilizou como instrumentos de avaliação a ponderação dos índices obtidos pelos bacharéis nos exames de Ordem e o conceito obtido no último Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, realizado em 2009.

Veja a lista dos cursos que receberam o certificado Selo OAB. Clicando sobre é imagem, é possível ampliá-la.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas