MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ esclarece critério de produtividade para fins de promoção por merecimento
Promoção

CNJ esclarece critério de produtividade para fins de promoção por merecimento

Produção dos juízes concorrentes deve ser comparada com a de magistrados de unidades similares.

Da Redação

terça-feira, 24 de abril de 2012

Atualizado às 08:32

O número de sentenças e audiências realizadas pelos juízes concorrentes à promoção por merecimento deve ser comparado com a média de produção dos magistrados que atuam em unidades similares. O esclarecimento foi realizado em voto do conselheiro José Lucio Munhoz.

A definição foi dada em resposta à consulta formulada pela Associação dos Magistrados da BA sobre a resolução 106/10 do Conselho, cujo artigo 6º estabelece que a aferição de produtividade deva ser feita em comparação com a média dos magistrados com atuação em unidades semelhantes ao dos concorrentes.

De acordo com a associação, o TJ/BA não segue tal orientação. "A Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia vem entendendo que a utilização dos institutos da mediana e do desvio padrão consiste na extração da média dos magistrados concorrentes, que é obtida através da divisão da soma das médias mensais de cada magistrado concorrente pelo número de concorrentes", explicou na petição inicial.

Ao responder o questionamento, Munhoz explicou que o objetivo da resolução do CNJ é privilegiar a efetividade da atividade judicante, levando-se em consideração o mesmo cenário e a mesma conjuntura experimentada. Para ele, não há como se comparar produtividade entre juízes que atuem em matérias e complexidades distintas. Munhoz entendeu ainda que, em caso de análise da produtividade dos juízes de vara única e competência exclusiva ou daqueles que não possuem competência pré-estabelecida, não deve ser utilizado nenhum comparativo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas