MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Solenidade de Abertura do "2º Congresso Internacional de Direito Minerário"
Direito Minerário

Solenidade de Abertura do "2º Congresso Internacional de Direito Minerário"

Hoje, às 16h, acontecerá a solenidade de abertura do "2º Congresso Internacional de Direito Minerário", no Hotel Pestana Bahia, Rua Fonte de Boi, 216, Salvador/BA.

Da Redação

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atualizado às 08:07

Hoje, às 16h, acontecerá a solenidade de abertura do "2º Congresso Internacional de Direito Minerário", no Hotel Pestana Bahia, Rua Fonte de Boi, 216, Salvador/BA.

Presenças

- Sr. Jacques Wagner
Governador do Estado da Bahia

- Sr. James Silva Santos Correia
Secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia

- José Sérgio Gabrielli
Secretário do Planejamento do Estado da Bahia

- Sra. Juliana Sahione Mayrink Neiva
Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União

- Sr. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa
Diretor-Geral do DNPM - Depto. Nacional de Produção Mineral

- Sr. José Fernando Coura
Diretor-Presidente do IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração

- Sr. Luiz Argôlo
Deputado Federal (PP/BA) - representando o Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Simão Sessim (PP/RJ)

A indústria da mineração será responsável pelo maior investimento do setor privado no País no período 2012 - 2016, com aportes de US$ 75 bilhões. É o que revela o novo levantamento realizado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração junto às mineradoras que atuam no Brasil. Este é mais um recorde de recursos privados destinados ao setor, superando a cifra anterior que era de US$ 68,5 bilhões para o período 2011 - 2015.

O anúncio será feito na próxima quarta-feira, 2/5, durante abertura do 2º Congresso Internacional de Direito Minerário (www.direitominerario.org.br) pelo Diretor-Presidente do Instituto, engenheiro José Fernando Coura.

O evento pretende promover a interação e ampliar os debates entre Governo, empresas e sociedade. A intenção é criar um ambiente jurídico favorável para atrair novos investimentos e estimular o desenvolvimento da mineração empresarial no País, em especial na Bahia.

Um exemplo do atual nível de procura pelos insumos minerais, principalmente pela China, é o aumento da produção brasileira de minério de ferro. Em 2011, foram produzidas cerca de 467 milhões de toneladas, quantidade 25% maior do que a registrada em 2010.

O detalhamento desses números será feito no dia 2/5 no 2º Congresso Internacional de Direito Minerário.

____________