MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "O Fundamento dos Direitos da Personalidade"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "O Fundamento dos Direitos da Personalidade"

Veja quem ganhou o livro "O Fundamento dos Direitos da Personalidade".

Da Redação

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atualizado em 16 de maio de 2012 09:48

O livro "O Fundamento dos Direitos da Personalidade" (Arraes Editores - 91p.), de Alfredo Emanuel Farias de Oliveira, percorre os caminhos do Direito Romano, da Teoria Geral do Direito, do Direito Civil e do Direito Púbico, em busca da síntese desta, principalmente, pela filosofia de Aristóteles e de Tomás de Aquino.

"O livro de Alfredo Emanuel Farias de Oliveira intitulado O Fundamento dos Direitos da Personalidade vem confirmar a importância da temporalidade jusfilosófica para a discussão de temas presentes no filosofar do mundo ocidental. Daí o diálogo nele exposto trazer na dualidade descritiva o significado da construção jusfilosófica voltada para a totalidade, na qual a tradição é avaliada naquele sentido proposto por Heidegger em Ser e Tempo, para mostrar a questão do caráter existencial do ser-aí, que difere essencialmente da questão do ser de algo simplesmente dado. Ou seja, a diferença intransponível entre o ser do homem e o ser das simplesmente coisas. Por isso, o ser humano não é substancial nos moldes de uma coisa simplesmente determinada.

Independentemente da vertente filosófica a que se filia o livro ora apresentado, as conclusões nele expostas demandaram filtragem da tradição, compatível com a formação do autor, que soube situar a sua pesquisa no plano da temporalidade ao modo da existência humana. Por isso mesmo, irrecusável aos que exercitam o pensar". Maria Helena Damasceno e Silva Megale, professora Titular em Filosofia do Direito da UFMG

Sobre o autor :

Alfredo Emanuel Farias de Oliveira é defensor público estadual. Doutorando em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pela UFMG. Professor da FEAD e da Universidade Salgado de Olievira.

__________

Ganhador :

Rodrigo Branco, advogado da Caixa Econômica Federal, de São Paulo/SP



__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________