MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Missa em louvor a Santo Ivo será celebrada na próxima segunda-feira
Padroeiro

Missa em louvor a Santo Ivo será celebrada na próxima segunda-feira

A cerimônia acontecerá às 19h, na Igreja Santo Ivo, no Largo da Batalha, 189, bairro do Ibirapuera.

Da Redação

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atualizado às 07:17

Este ano, a missa em louvor a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, promovida pela OAB/SP, pela AASP e pelo IASP, será celebrada pelo cardeal arcebispo de SP, Dom Odilo Pedro Scherer. A cerimônia acontecerá no próximo dia 21, às 19h, na Igreja Santo Ivo, no Largo da Batalha, 189, bairro do Ibirapuera. Também participará a União dos Juristas Católicos, presidida por Ives Gandra da Silva Martins.

"A homenagem ao Santo Ivo, nosso padroeiro, é um momento para os advogados católicos renovarem sua fé e aproveitarem a oportunidade para uma confraternização", pondera o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

O vice-presidente da Seccional Paulista da Ordem, Marcos da Costa, ressalta que o exemplo de Santo Ivo deve ser seguido por todos os advogados. "Ao longo de sua vida promoveu um trabalho solidário e o compromissado com a defesa dos carentes", afirmou Costa.

Quem foi Santo Ivo

Santo Ivo nasceu em 1253, na Bretanha, região da França. Em 1267, ingressou na Universidade de Paris, onde se graduou em Direito Civil, em 1277. Em Orléans, estudou Direito Canônico, e mais tarde, ordenado sacerdote, foi designado "oficial" (juiz eclesiástico) da arquidiocese de Rennes quando retornou à Bretanha.

Foi ordenado frade franciscano e em 1284 foi ordenado "oficial" pelo bispo de Tréguier. Chamado "advogado dos pobres", Santo Ivo era considerado imparcial em seus juízos, zeloso com seus deveres e conhecido por sua retidão. Resistia às injustas taxações do rei, considerando-as uma invasão aos direitos da Igreja.

Em 1285, foi designado para a paróquia de Trendrez, e oito anos depois, para Louanne, onde morreu no dia 19 de maio de 1303. Foi enterrado em Tréguier e canonizado em 1347 pelo papa Clemente VI.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas