MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Google indenizará vítima de perfil falso no Orkut
Internet

Google indenizará vítima de perfil falso no Orkut

Decisão considerou o fato da jovem ter denunciado o abuso sem que o pedido de retirada do perfil fosse feita.

Da Redação

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atualizado às 09:07

A 2ª câmara de Direito Civil do TJ/SC determinou que o Google Brasil Internet indenize uma mulher em R$ 8 mil por danos morais causados em detrimento de um perfil falso no Orkut.

O desembargador José Trindade dos Santos, relator, entendeu ter ficado clara a atitude omissa do Google, já que a jovem comprovou ter utilizado a ferramenta "denunciar abuso". Os pedidos de retirada do perfil falso iniciaram em 2008 e apenas em maio de 2009 a empresa tomou as devidas providências.

"O meio utilizado pela apelante para denunciar à apelada as injúrias que lhe eram imputadas constitui-se em ferramenta colocada à disposição pelo próprio provedor aos usuários; e tal mecanismo possui exatamente esse fim, qual seja, denunciar a ocorrência de irregularidades cometidas por determinado perfil cadastrado na rede social (geralmente falso) para que, então, seja o autor da ilicitude estirpado da rede", observou o relator.

"Ora, como pode a própria apelada disponibilizar aos usuários uma ferramenta, cuja função é especialmente evitar que maus intencionados utilizem a rede social para fins discriminatórios, se, quando alertada por meio dela, mantém-se na mais total inércia?", acrescentou.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas