MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Confiança Contratual"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Confiança Contratual"

Veja quem ganhou a obra "Confiança Contratual".

Da Redação

terça-feira, 5 de junho de 2012

Atualizado em 1 de junho de 2012 09:03

A obra "Confiança Contratual" (Atlas - 212p.), de Roberto Senise Lisboa, é a próxima a ser sorteada.

A sociedade da informação, caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e pela vertiginosa contratação em massa, proporcionou inúmeros benefícios, acompanhados dos efeitos colaterais indesejados: a despersonalização das relações/obrigações, a desumanização do tratamento contratual, a vulnerabilidade e a hipervulnerabilidade dos consumidores e empregados e a crise da identidade do ser humano da pós-modernidade.

Diante da complexidade das relações e da exposição das pessoas a métodos cada vez mais agressivos de captação para a contratação, paira um sentido de insegurança pessoal que precisa ter reversão, a fim de que as expectativas legítimas do contratante possam ser efetivadas.

A restauração do ethos da confiança se impõe, revisitando-se o estudo da boa-fé objetiva em sua plenitude, o que exige a edificação de uma justiça contratual a ser obtida por meio de um novo solidarismo.

Dessa maneira, a confiança contratual será redescoberta como valor fundamental, ao lado da segurança contratual; viabilizando-se, pois, a utilização do princípio da confiança que, aliado ao princípio da boa-fé, proporcionará o asseguramento dos valores de eticidade, socialidade e operabilidade desejados pelo legislador civil, cuja efetividade dependerá da solidariedade social como meio para a restauração da dignidade da pessoa humana nas relações contratuais.

Livro destinado a todos os acadêmicos, pesquisadores e operadores do Direito (advogados, procuradores, promotores, juízes), que estudam a confiança como valor e princípio geral do contrato.

Sobre o autor :

Roberto Senise Lisboa é livre-docente e doutor em Direito Civil pela USP. Professor de Direito Internacional da PUC/SP e professor titular de Direito Civil das Faculdades Matropolitanas Unidas. Promotor de Justiça do Consumidor em SP.

__________

Ganhador :

Herrisson Eder Ranzi, da Heran Administradora de Condomínios LTDA., de Maravilha/SC

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________