quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Migalhas

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Paradigmas do Judicialismo Constitucional"

Veja quem ganhou a obra "Paradigmas do Judicialismo Constitucional".

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Na obra "Paradigmas do Judicialismo Constitucional" (Saraiva - 181p.), André Ramos Tavares dedica-se à abordagem de novas perspectivas sobre o juiz constitucional, ou, mais especificamente, dos novos paradigmas de atuação do juiz constitucional.

Ao enfrentar o estudo desses paradigmas, observa-se a abordagem de temas recorrentes, a exemplo do chamado "ativismo" judicial, a judicialização da política, a responsabilidade social do juiz constitucional e seu método de trabalho, além de outros assuntos correlatos.

Tem-se a intenção de mostrar claramente ao leitor que não se pretende retomar a abordagem tradicional da defesa da Constituição pelo Poder Judiciário ou por um Tribunal Constitucional.

Como afirma o próprio doutrinador, "são afastados, aqui, os estudos muito comuns na doutrina brasileira acerca das classificações quanto ao controle de constitucionalidade, o estudo das ações diretas e do recurso extraordinário, e mesmo o estudo do próprio Supremo Tribunal Federal (da composição à atuação prática)".

Os adeptos da boa leitura das letras jurídicas têm a oportunidade de participar das reflexões deste novo e importante fenômeno jurídico-judicial, que muito diz respeito às bases do equilíbrio institucional da nação brasileira.

Sobre o autor :

André Ramos Tavares é livre-docente em Direito Constitucional pela USP. Professor de Direito Constitucional da pós-graduação do Mackenzie e dos programas de doutorado e mestrado em Direito da PUC/SP. Visiting Foreign professor na Fordham University, New York. Visiting Scholar na Cardozo School of Law, New York. Professor convidado da Universidade de Santiago de Compostela. Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais.

 

__________

Ganhador :

Douglas Micael Pellenz, de Não-Me-Toque/RS

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 4/6/2012 08:48