MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tribunais do Nordeste entram em recesso em função de santos juninos
Viva !

Tribunais do Nordeste entram em recesso em função de santos juninos

Dias 13, 24 e 29 são, respectivamente, as datas comemorativas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atualizado em 12 de junho de 2012 15:42

As festividades juninas têm grande influência no Nordeste. Em decorrência dos dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29), alguns Tribunais nordestinos interrompem suas atividades.

Normalmente, as Cortes não funcionam no dia de São João, mas, como neste ano a data caiu em um domingo, a maioria dos Tribunais deu um jeitinho de tranferir o recesso para um outro dia.

Veja o expediente dos TJs no mês de junho.

Estado

Funcionamento

AL

Fecha no 22/6 e volta no 2/7
(Recesso de meio de ano)

BA

Não funciona no 22/6

CE

Funciona normalmente

MA

Não funciona no 29/6

PE

Fecha no 23/6 e volta no 2/7
(Recesso de meio de ano)

PB

Funciona normalmente

PI

Funciona normalmente

RN

Não definido

SE

Não funciona no 29/6

* Clicando sobre os Estados em destaque é possível ver os documentos que oficializam o recesso.

Festa Junina

Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século VI, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio e São Pedro.

Santo Antônio

Nasceu em Lisboa, em 1195, e foi batizado com o nome Fernando de Bulhões. Em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Padroeiro dos pobres, é considerado o santo casamenteiro.

São João

Diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João. É protetor dos casados e enfermos.

São Pedro

Nascido com o nome de Simão foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico) por Jesus, por sua liderança. É visto como o primeiro papa da Igreja, e, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. É atribuída a ele a responsabilidade de mudar o clima.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas