quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Migalhas

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Ditadura

Advogados que trabalharam por presos políticos serão homenageados

Iniciativa busca resgatar a memória histórica sobre as violações de direitos humanos na ditadura militar.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça irá realizar em agosto homenagem aos advogados que trabalharam pela libertação dos presos políticos no Brasil. A coordenadora da comissão, deputada Luiza Erundina (PSB/SP), explica que a homenagem, que terá apoio da OAB, busca resgatar a memória histórica sobre as violações de direitos humanos na ditadura militar.

Os advogados que atuaram em favor dos presos políticos no período da ditadura militar cumpriram um papel fundamental, de acordo com opinião da deputada. Ela afirma que tais profissionais "São pessoas generosas, que fizeram essa defesa, em sua maioria, voluntariamente, sem nenhuma contrapartida financeira, porque os opositores eram pessoas pobres".

No próximo mês, a comissão, que é ligada à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, também vai realizar um seminário internacional sobre a Operação Condor, criada em 1960 entre os regimes ditatoriais de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O objetivo era coordenar a repressão aos opositores dessas ditaduras e eliminar líderes de esquerda que militavam nos seis países.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 22/6/2012 09:17