MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Levando a Justiça a Sério"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Levando a Justiça a Sério"

Veja quem faturou o livro "Levando a Justiça a Sério".

Da Redação

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atualizado em 2 de agosto de 2012 09:23

O livro "Levando a Justiça a Sério" (Arraes Editores - 106p.), de Katya Kozicki, reflete sobre a aplicação do Direito, a partir da premissa de que esta deve buscar sempre a realização da Justiça, entendida a mesma como um compromisso infinito com o outro.

Ao mesmo tempo, tomou-se como pressuposto que somente uma sociedade democrática pode levar à realização da justiça. Nesse sentido, a tese da responsabilidade judicial surge como contribuição à construção de novos caminhos para a realização da atividade hermenêutica pelos tribunais.

A reflexão proposta partiu da análise do positivismo jurídico, na perspectiva de Herbert Hart, e da abordagem hermenêutico-crítica do direito, conforme esta é desenvolvida por Ronald Dworkin. Por fim, pretendeu-se demonstrar, a partir do pensamento de Jacques Derrida e sua perspectiva de justiça como aporia, de que maneira o direito pode abraçar uma prática da desconstrução que, revelando seus mitos, permita-lhe uma nova configuração.

Embora o universo de análise desta pesquisa seja a teoria e a filosofia do direito, ela não se limita a este horizonte de investigação, tomando-o como arcabouço teórico na busca de respostas quanto à forma como são produzidas as decisões judiciais, marcadamente no terreno da hermenêutica constitucional.

Sobre a autora :

Katya Kozicki é mestre em Filosofia e Teoria do Direito. Doutora em Direito, Política e Sociedade pela UFSC. Prefessora da PUC/PR e da UFPR. Pesquisadora do CNPq.

_________

Ganhadora :

Jaqueline Giulietti, advogada da REDETV!, de São Paulo/SP



__________

_________

Adquira já um exemplar :



__________