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Administração legal

Gestão profissional de escritório é destaque em revista jurídica

Na busca por inovação, estão o investimento no desenvolvimento humano e a tecnologia da informação.

Da Redação

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atualizado às 15:55

O advogado Ventura Alonso Pires, sócio fundador do Pires & Gonçalves - Advogados Associados, foi destaque em entrevista à revista Visão Jurídica. O causídico falou sobre sua experiência com a gestão profissional do escritório sob a égide da administração legal.

Atualmente a banca, que nasceu há 16 anos já com o perfil de empresa de serviços jurídicos, conta com ISO 9001, atendimento personalizado e agilidade na resolução dos interesses e questões jurídicas.

Confira a entrevista.

Visão Jurídica - Desde o início do escritório, em 1996, o senhor optou pelo modelo de gestão profissional. O que o motivou, uma necessidade do mercado ou seu perfil pessoal?
Ventura Alonso Pires - O perfil pessoal dos sócios foi determinante, combinado com uma visão do mercado de serviços jurídicos. Idealizamos uma empresa de prestação de serviços jurídicos, baseada em fortes valores de parceria, transparência, conhecimento especializado e inovação constante, com um atendimento voltado ao negócio do cliente.

VJ - O que mais diferencia um escritório que adota a profissionalização da gestão de outro que segue os modelos tradicionais/antigos?
VAP - Ambos têm o seu espaço no mercado jurídico. Talvez os procedimentos de trabalho, a gestão de equipe, de fornecedores, transparência na tomada de decisões e a inovação. Valoriza a empresa (escritório), e não somente o brilho individual de cada advogado. O escritório profissionalizado é um facilitador das áreas de negócio das empresas (clientes), entregando mais resultados de parceria de negócios, e não somente jurídico.

VJ - É preciso fazer grandes investimentos para manter um escritório com este modelo de gestão?
VAP - Certamente. Investimentos no desenvolvimento humano, tecnologia da informação, na criação de modelos de trabalho, ferramentas de gestão, todos voltados à busca de inovação constante para maior eficiência, com melhoria para os colaboradores internos e os clientes.

VJ - Quais as principais ferramentas para a adoção deste modelo?
VAP - Ferramentas de gestão de pessoas, gestão de trabalho jurídico, gestão jurídica propriamente dita e gestão da qualidade são fundamentais, além do foco na governança corporativa e na sustentabilidade do negócio.

VJ - Como é possível a um escritório trabalhar sem processos impressos (paperless)?
VAP - O escritório é certificado no ISO 9001 e tem como filosofia a adoção de procedimentos de trabalho, treinamentos constantes e a adoção do Ciclo PDCA como ferramenta de melhoria contínua, entre outras, além de BSC (Balanced Score Card) em cada equipe. Há anos desenvolvemos a consciência do consumo sustentável em todos os níveis da corporação.

VJ - O senhor conseguiria eleger o grande benefício da gestão legal para o escritório?
VAP - Um serviço ao cliente que pode ser mensurável no seu negócio em termos de ganhos efetivos (economias geradas, melhoria de imagem, sinergia entre as áreas envolvidas e fortalecimento da marca).

VJ - Há impacto sobre os resultados financeiros?
VAP - Sim. Você tem uma empresa focada em resultados para o cliente externo e para o interno (colaboradores).

VJ - A diferença no modelo de gestão é percebida pelos clientes?
VAP - Claramente. É procedimentado, organizado e com capacidade de absorver grandes alterações de demanda de serviços jurídicos sem impactos na qualidade.

VJ - A nova sede do escritório tem layout completamente diferente das sociedades de advogados tradicionais. É ampla, sem paredes e baias, com visual high tech. Como é para os profissionais trabalharem assim? Foi necessário promover uma adaptação?
VAP - Estávamos prontos para essa mudança. A nossa antiga sede na Faria Lima dividida em três andares já não comportava a nossa operação e a nossa filosofia de trabalho integrado e sinérgico. E hoje todos estão amplamente adaptados e mais integrados. Ganhamos eficiência em vários setores por estarmos todos na mesma plataforma, melhor comunicação, integração, competitividade, clima organizacional e resultados.

VJ - Como os clientes reagem ao conhecer o escritório?
VAP - Gostam muito, especialmente as empresas, pois percebem a gestão, a organização e os valores alinhados com estrutura física e o ambiente do escritório.

VJ - O moderno modelo de gestão exige um perfil diferenciado de profissional para trabalhar no escritório? É possível reprovar um candidato em razão do modelo, por não se adaptar?
VAP - Depende da função a ser exercida. O nosso plano de carreira contempla tanto o perfil técnico como o perfil gestor (carreira em Y). Precisamos de ambos os perfis, o que demanda constante procedimento e treinamento do profissional. Sim, a própria cultura organizacional demanda que o profissional esteja alinhado, caso contrário não consegue permanecer na equipe.

VJ - A profissionalização da gestão começou quando o escritório ainda era pequeno e foi se aperfeiçoando conforme crescia a sociedade. Qual o tamanho do escritório hoje? Pode-se dizer que o processo de profissionalização vai se desenvolvendo automaticamente, se adequando às novas características do escritório ou é preciso desenvolver ações e métodos para que ele não desapareça?
VAP - O modelo de gestão já está incorporado na organização e o aperfeiçoamento é contínuo porque estamos focados em melhoria contínua e inovação, os procedimentos são retroalimentados por todos, clientes, colaboradores, fornecedores. Como podemos fazer melhor, o que fazemos hoje? Diariamente surgem novos desafios, ideias e soluções que são incorporadas à gestão da empresa.

VJ - Como funcionam os treinamentos para os novos profissionais?
VAP - Temos um departamento focado em treinamento e cultura organizacional. Utilizamos diversas ferramentas de gestão e mapeamento de pessoas/competência, para alocar cada colaborador no treinamento adequado. Investimos um bom percentual de nosso orçamento neste item.

VJ - A opção pela gestão legal é viável para escritórios de qualquer tamanho?
VAP - Sim, a gestão profissional tem cabimento em qualquer escritório, desde que seja capitaneada por um profissional que acredite no conceito e entenda que a organização está acima de qualquer profissional, por mais brilhante que seja.

VJ - Quais dicas o senhor daria aos colegas que pretendem investir na profissionalização da gestão do escritório?
VAP - Entender o seu negócio e formatar o modelo desejado, implementando gradativamente as ferramentas de gestão, engajando o seu time e conscientizando-os dos desafios e metas a serem perseguidas.

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