MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procurador-geral pede a condenação de 36 dos 38 réus do mensalão
AP 470

Procurador-geral pede a condenação de 36 dos 38 réus do mensalão

Gurgel ainda apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como o mentor do esquema.

Da Redação

sábado, 4 de agosto de 2012

Atualizado às 11:55

Em quase cinco horas de sustentação oral, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, abordou detalhes pelos quais os 38 réus da AP 470 foram denunciados perante o STF. Para Gurgel, a procuradoria-Geral da República "comprovou as acusações que fez" contra 36 dos acusados.

Em relação a Luiz Gushiken e Antônio Lamas, pediu, nas alegações finais, absolvição por insuficiência de provas. Segundo o procurador-geral, o MP produziu "absolutamente toda prova possível, transbordantemente suficiente para a condenação dos réus".

Sua manifestação na tarde desta sexta-feira estruturou-se na descrição das atividades dos três núcleos principais - político, operacional ou publicitário e financeiro - e na caracterização das atividades dos acusados em troca, supostamente, de apoio político. Gurgel citou vários documentos para tentar descrever como funcionariam os três núcleos.

Gurgel fez considerações gerais sobre a questão da prova, nos casos que envolvem o crime organizado. Apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como o mentor do esquema. Dedicou 25 minutos das quase 5 horas de discurso a Dirceu, e disse que a prova é contundente contra o ex-ministro. "Quando falo de quatro paredes, falo das paredes da Casa Civil, de algo que transcorria dentro do palácio da Presidência da República", afirmou. Segundo Gurgel, os esquemas mais sofisticados arregimentam laranjas, intermediários, assessores e o "chefe não se envolve diretamente".

O procurador-geral ainda mostrou, com detalhes, a ligação que havia entre os saques em dinheiro e as votações no Congresso Nacional.

O chefe do MPF ainda disse ter sofrido intimidações e "ataques grosseiros" após entregar suas alegações finais, em referência às críticas por suposta omissão no caso Cachoeira.

_______


Patrocínio

Patrocínio Migalhas