MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei inscreve personagens pernambucanos no Livro dos Heróis da Pátria
História

Lei inscreve personagens pernambucanos no Livro dos Heróis da Pátria

Norma foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Da Redação

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atualizado às 08:40

A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei 12.701/12, que inscreve o nome de personagens da história de Pernambuco no Livro dos Heróis da Pátria.

Conheça as personalidades de que trata a norma:

  • Francisco Barreto de Menezes comandou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana. Foi governador de Pernambuco e governador-geral do Brasil.

  • João Fernandes Vieira foi um dos heróis da Restauração Pernambucana. Chefiou o mais podereso terço do Exército Patriota nas duas batalhas dos Guararapes.

  • André Vidal de Negreiros lutou contra a invasão dos holandeses no Brasil. Foi governador e capitão-geral das capitanias do Maranhão e de Pernambuco.

  • Henrique Dias era filho de escravos africanos libertos. Combateu os holandeses, tendo recrutado um grande efetivo de africanos oriundos dos engenhos conquistados pelos invasores.

  • Antônio Filipe Camarão foi um indígena brasileiro que auxiliou a resistência organizada por Matias de Albuquerque para a reconquista de Olinda e Recife.

  • Antônio Dias Cardoso foi um dos principais líderes da "Guerra da Luz Divina".

Veja a íntegra da lei.

___________

LEI Nº 12.701, DE 6 DE AGOSTO DE 2012

Inscreve os nomes de Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Filipe Camarão e Antônio Dias Cardoso no Livro dos Heróis da Pátria.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Inscrevam-se os nomes de Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Filipe Camarão e Antônio Dias Cardoso no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 6 de agosto de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF

Anna Maria Buarque de Hollanda

Celso Luiz Nunes Amorim

Patrocínio

Patrocínio Migalhas