MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Democracia e Controle de Constitucionalidade"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Democracia e Controle de Constitucionalidade"

Veja quem ganhou o livro "Democracia e Controle de Constitucionalidade".

Da Redação

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atualizado em 10 de agosto de 2012 08:12

O estudo do caráter democrático da gênese das leis constitucionais relacionado ao controle de constitucionalidade abstrato exercido pelo Judiciário é o mote que direciona o livro "Democracia e Controle de Constitucionalidade" (Del Rey - 126p.), de Yuri Frederico Dutra.

Enquanto, no século XIX os embates teóricos dos autores, como Carl Schmitt e Hans Kelsen, recaem sobre a fundamentação e a discussão sobre a legitimidade, em exercer o controle de constitucionalidade, do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário chegando-se até a possibilidade de uma quarta instância - o Tribunal Constitucional. No século XX, guiarão o constitucionalismo contemporâneo os conceitos de John Ely, Ronald Dworkin e Jürgen Habermas sobre o consenso, discurso ético, procedimentalismo, substancialismo e interpretativismo. Esses conceitos também estão relacionados com a legitimidade dos Poderes no exercício do Controle de Constitucionalidade, mas que fortalecem uma discussão democrática da gênese da lei, no sentido de avaliar se a vontade popular está sendo ouvida em sua elaboração.

A interpretação contemporânea das leis constitucionais baseada na abertura a todas as vozes da sociedade em consonância com a preservação da racionalidade do direito e com o correto procedimento para a elaboração das leis é a solução apontada para o constitucionalismo democrático.

Sobre a autora :

Yuri Frederico Dutra é mestra em Direito pela UFSC, mestra em Filosofia pela UFSC, especialista em Filosofia pela UEL, graduada pela Universidade Estadual de Maringá, advogada, professora de cursos universitários e de pós-graduação em Direito e Filosofia.

_________

Ganhadora :

Fernanda Mambrini Rudolfo, do MP/SC, de Florianópolis



__________

_________

Adquira já um exemplar :


__________