MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP lamenta morte de Pinheiro Neto

Presidente da OAB/SP lamenta morte de Pinheiro Neto

Da Redação

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Atualizado às 13:33


D'Urso lamenta a morte de Pinheiro Neto

 

Para D'Urso, Pinheiro Neto foi um ícone da advocacia brasileira

Em Nota Oficial, divulgada nesta quarta-feira (21/9), o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, lamenta a morte do advogado José Martins Pinheiro Neto, hoje, aos 88 anos, no Hospital Sírio Libanês, onde está ocorrendo o velório até as 16h30, quando seu corpo será transladado para o Crematório de Vila Alpina. Para D'Urso, Pinheiro Neto "deixa um legado exemplar, a ser seguido por todos os advogados brasileiros, uma vez que reúne exemplos de ousadia, pioneirismo, competência e integridade no exercício profissional".

Leia abaixo a nota oficial
______________


NOTA OFICIAL


A Advocacia brasileira está enlutada, morreu um de seus ícones, o advogado José Martins Pinheiro Neto, líder de uma das mais importantes e prestigiosas bancas de advocacia da América Latina, o Pinheiro Neto Advogados. Criou um novo modelo para a Advocacia, que mudou paradigmas, exultou a ética e abriu novas perspectivas de trabalho para os advogados brasileiros.

Teve no Direito uma herança familiar, com pai advogado, José Martins Pinheiro Júnior, e o avô materno, professor de Direito, Otávio Mendes. Mas abriu seu próprio caminho, ao fundar em 1942, seu escritório na Rua José Bonifácio. A história dessa banca de advocacia - com mais de 60 anos de atuação - se confunde com a de seu fundador.

Certamente, a importância e grandeza do Pinheiro Neto não pode ser mensurada apenas pelo número de sócios e advogados, pela carteira de clientes, filiais no Brasil e representações no Exterior - mas pelas inovações que o "Dr Pinheiro" introduziu, mudando o perfil da Advocacia brasileira para sempre.

Por sua trajetória profissional, o advogado José Martins Pinheiro Neto constitui um capítulo importante da história jurídica brasileira. Foi um homem que aos 88 anos, nunca envelheceu internamente, e que tinha como grande premissa: muito trabalho, porque quem trabalha sempre obtém resultados. Deixa um legado exemplar, a ser seguido por todos os advogados brasileiros, uma vez que reúne exemplos de ousadia, pioneirismo, competência e integridade no exercício profissional.

São Paulo, 21 de setembro de 2005

Luiz Flávio Borges D'Urso

Presidente da OAB/SP
_______








___________