quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Aposentadoria

Cesar Asfor Rocha é homenageado pela Corte Especial do STJ

Para colegiado, magistrado se distingue pelo saber jurídico.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O ministro Cesar Asfor Rocha foi homenageado pela Corte Especial do STJ em razão de seu pedido de aposentadoria, feito na última segunda-feira, após 20 anos de serviços prestados à instituição. Foi na gestão do ministro, que se aposenta aos 64 anos, que a Corte instituiu o processo judicial eletrônico. Sua aposentadoria antecipada abre vaga a um membro do MP.

De acordo com pronunciamento de Napoleão Nunes Maia Filho, que falou em nome do colegiado, Asfor Rocha sempre exerceu importante papel na formação da jurisprudência do Tribunal. Para Maia Filho, ele é um magistrado que se distingue pelo saber jurídico e pela capacidade de traçar caminhos inesperados nos julgamentos.

Na homenagem, Maia Filho destacou que a aposentadoria antecipada do ministro pegou de surpresa mesmo os colegas mais próximos. "Todos nós sabemos que a correnteza do tempo, mais dia menos dia, termina por nos envolver com suas ondas azuis", disse o ministro homenageador. "E, frequentemente, nos espantamos com a constatação de como o percurso foi rápido e como o futuro chega com tanta prematuridade, acrescentou.

De acordo com ele, a convivência com a produtividade e a qualidade dos julgamentos de Asfor Rocha foi motivadora. Ele foi importante especialmente na elaboração de "certos padrões" do Direito Público e Privado, demonstrando sua visão equilibrada sobre os mais diversos assuntos.

Carreira

Além de ter presidido o STJ, Cesar Asfor Rocha comandou a Turma Nacional de Uniformização das Decisões dos Juizados Especiais Federais, o Fórum Nacional de Corregedores da Justiça Federal e a Comissão Nacional Permanente dos Juizados Especiais Federais. Atuou também como corregedor nacional de Justiça, coordenador geral da Justiça Federal, ministro do TSE e corregedor geral da Justiça Eleitoral.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/9/2012 08:34