MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. O Poder Judiciário de Pernambuco
TV Migalhas

O Poder Judiciário de Pernambuco

TV Migalhas foi a Recife conhecer o primeiro TJ a implantar o Processo Judicial Eletrônico.

Da Redação

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atualizado em 11 de setembro de 2012 15:48

"Voltei, Recife
Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço..."


Alceu Valença

Além da sua indiscutível beleza natural, a terra do frevo, do maracatu, de Joaquim Nabuco e de Alceu Valença é também um estado dotado de um eficiente judiciário. Um dos pontos fortes deste é o Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos do Poder Judiciário do Estado que possui centrais de conciliação, mediação e arbitragem atuando como órgãos auxiliares das unidades jurisdicionais de primeiro e segundo graus. Além disso, é o primeiro Tribunal estadual a implantar o sistema PJE em um projeto-piloto realizado em conjunto com o CNJ.

Em Recife, nos deparamos com o portentoso e histórico prédio do Palácio da Justiça, construído em 1910 como o primeiro prédio destinado à Justiça de Pernambuco. Na defensoria, vislumbramos uma satisfatória estrutura organizacional desenvolvendo diversos projetos para a melhoria da prestação de assistência jurídica. Na OAB, o presidente Henrique Neves Mariano ressaltou o bom relacionamento entre as quatro instituições, MP, OAB, TJ e defensoria e destacou o programa de combate ao tráfico de influência no judiciário e a assistência 24 horas para os advogados, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O procurador-Geral do Estado, Aguinaldo Fenelon de Barros, apontou o trabalho do MP voltado à cidadania e os diversos projetos sociais como "Pernambuco contra o craque" e o "Núcleo de justiça comunitária". Segundo Barros, Pernambuco é "o Estado que tem o maior índice de redução de violência no país".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas