MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Advocacia nos Tribunais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Advocacia nos Tribunais"

Veja quem ganhou a obra "Advocacia nos Tribunais".

Da Redação

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Atualizado em 19 de setembro de 2012 09:29

A obra "Advocacia nos Tribunais" (Del Rey - 377p.), coordenada por Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira e Raquel Dias da Silveira, é uma homenagem à Aristoteles Atheniense e volta para as questões jurídicas que envolvem o processo civil.

"Dignidade não consiste em possuir honrarias,mas sim em merecê-las". "Quem assim escreveu, com sua lógica, foi Aristóteles, o de Estagira. E tal pensamento, expressando com perfeição, aplica-se muito bem a outro Aristoteles, o de Minas Gerais, o nosso Aristoteles Atheniense.

Reza o artigo 5º do Estatuto da Academia Mineira de Letras Juridicas que será admitido à casa o jurista possuidor de notório saber jurídico e com reputação ilibada, mineiro ou residente em Minas Gerais há mais de cinco anos(...).

Aristoteles,o nosso,sempre extrapolou todos esses requisitos! Quando jovem de idade, porque sua juventude de espírito perdura, Aristoteles queria ingressar na Marinha de Guerra... Não foi possível.

Sorte nossa pois hoje seria,provavelmente,um almirante de navios ancorados...

Porém, seu espírito navegador não o manteve amarrado ao cais. Em nave aérea, ele viajava pelo mundo, trazendo-nos, felizardos frequentadores de seu porto seguro, no alto das Mangabeiras, onde Elizabeth é rainha as impressões culturais e jurídicas, colhidas em todos os quadrantes da terra. E o que falar do líder de sua classe. Classe de que tanto se orgulha! Aristoteles, o nosso, passeia independente e altaneiramenteentre fóruns e tribunais, com a verdadeira postura do advogado, função essencial a Justiça. Cícero, o romano, cantou: 'o amigo certo se reconhece numa hora incerta'. Aristoteles, o nosso, é amigo sim, nas horas felizes. Porém, extremamente solidário nas horas tristes que possam afligir seus amigos. Todos nós, que com ele convivemos, disso sabemos. Aristoteles o grego, afirmou : 'Ser um homem bom e um bom cidadão não é sempre a mesma coisa'. Aristoteles, o mineiro, é sempre a mesma coisa "Merece, pois, com dignidade, esta honraria imprensa pela Del Rey
". Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza

Sobre as coordenadoras :

Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira é advogada, mestre em Direito Administrativo pela UFMG e professora de Direito Administrativo.

Raquel Dias da Silveira é advogada. Vice-presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB/PR. Mestre e doutora em Direito pela UFMG. Professora.

__________

Ganhador :

Amancio Paulo Neto, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, do Rio de Janeiro/RJ

__________

_________

Adquira já um exemplar :


__________