MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conselho da OAB/PR completa lista sêxtupla que será indicada ao TJ

Conselho da OAB/PR completa lista sêxtupla que será indicada ao TJ

Da Redação

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Atualizado às 07:54


Conselho da OAB/PR completa lista sêxtupla que será indicada ao TJ

O Conselho Seccional da OAB/PR elegeu na sexta-feira, 23/9, o último dos seis advogados que serão indicados para concorrer a uma vaga de desembargador no TJ. O advogado Ali Haddad será incluído na lista sêxtupla da qual já fazem parte Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro, Domingos José Perfetto, Emerson Ernani Woyceichoski, Ivanise Maria Tratz Martins e Vilma Régia Ramos de Rezende, eleitos em sessão realizada em maio.

Os nomes dos advogados eleitos serão levados ao TJ. A cadeira no TJ é reservada ao Quinto Constitucional - que confere à OAB o direito de indicar nomes para ocupar 20% das vagas dos tribunais. A partir da lista sêxtupla, o TJ vai elaborar uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Roberto Requião, responsável pela escolha definitiva do advogado que ocupará o cargo de desembargador.

Na sessão do Conselho realizada em maio, a sexta indicação não foi concluída porque apenas cinco candidatos haviam alcançado maioria simples na votação. Um novo processo de inscrição foi aberto para o preenchimento da última vaga, disputada por 28 advogados. Ali Haddad assinou - assim como os demais integrantes da lista - um compromisso público com os advogados paranaenses, pelo qual se responsabiliza a respeitar alguns princípios no caso de ser escolhido para ocupar o cargo.

Um dos compromissos firmados é o de não nomear para cargos administrativos parentes de qualquer magistrado, nem usar de influência pessoal para indicar nomes para exercer funções no Poder Judiciário. Os indicados também se comprometeram a não exercer a advocacia ao se aposentar do cargo de magistrado, de valorizar a advocacia durante o exercício da magistratura e de reivindicar e defender a "oficialização das serventias judiciais e extrajudiciais".


_________

 







________