MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AASP pede periodicidade de sessões e prioridade para a sustentação oral no TJ
Pleito

AASP pede periodicidade de sessões e prioridade para a sustentação oral no TJ

Pedido foi feito aos presidentes da seções de Direito Público, Criminal e Privado.

Da Redação

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Atualizado às 08:47

O presidente da AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, e o 2º tesoureiro, Alberto Gosson Jorge Junior, estiveram na manhã desta quarta-feira, 3/10, no TJ/SP e entregaram ofícios pleiteando periodicidade das sessões e prioridade para a sustentação oral.

O pedido foi feito aos respectivos presidentes da seções de Direito Público, Criminal e Privado, desembargadores Samuel Alves de Melo Júnior, Antonio Carlos Tristão Ribeiro e Antonio José Silveira Paulilo.

A AASP tomou conhecimento, por meio de seus associados, de que algumas câmaras das seções de Direito Privado, Público e Criminal estão realizando sessões de julgamento quinzenalmente, contrariando, assim, o art. 113, § 1º, do Capítulo I, Seção I, do Regimento Interno do TJ, que estabelece periodicidade semanal, e por isso decidiu, em nome de seus associados, encaminhar o pleito aos presidentes das seções.

Para a Associação, outro ponto importante a ser discutido é a questão da ordem de julgamento, pois, conforme regulamentado pelo art. 132 do supracitado regimento, a sustentação oral deve ser a primeira na ordem de preferência, o que não vem ocorrendo, pois cada câmara tem seguido critérios próprios.

No documento, a AASP frisou ainda que as práticas apontadas prejudicam consideravelmente os advogados no exercício de seu mister e, por consequência, os jurisdicionados, pois o acúmulo de pautas sobrecarrega, consequentemente, as sessões de julgamento.

________