MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Conheça os vencedores da promoção - Presença de Lobato e Anorexia da Ética

Conheça os vencedores da promoção - Presença de Lobato e Anorexia da Ética

Serão sorteados três pares dos livros, Presença de Lobato e Anorexia da Ética

Da Redação

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Atualizado em 27 de setembro de 2005 16:22


Conheça os vencedores da promoção - Presença de Lobato e Anorexia da Ética


Migalhas anuncia os nomes dos três migalheiros contemplados com duas das maiores obras da literatura jurídica e nacional cada um. Três pares das obras "Presença de Lobato" (RG editores, 214p.), escrito por Paulo Dantas, e "Anorexia da Ética" (editora Armazém de Idéias, 343p.), escrito pelo advogado Jayme Vita Roso foram sorteados. As obras são gentilmente oferecidas pelos autores.

"A estranha riqueza existencial de Paulo Dantas é assustadora. Incorporado emocionalmente à ambiência telúrica, mitológica e mágica do sertão, revelou-se um provocador da natureza, amando-a e rompendo o casulo de suas intimidades. Conseguiu, quase beirando o limbo (possui a Ingenuidade das crianças) dos paradoxos, viver na cidade grande sem se corromper, mantendo-se fiel às origens de sua condição vital. Nota-se que a fidelidade à terra se iguala à amizade, encontrando-se entre os eleitos o inesquecível Monteiro Lobato, participando ambos de um banquete mais farto do que o de Platão, pois abandonado o racional que afasta a emoção mais pura. Neste livro Paulo Dantas atingiu o auge de sua sensibilidade, expressando a fonte dos sentimentos, sem censuras ou recortes, vislumbrando-se apenas a tensão que se mantém forte e incorruptível. O coração é mais aberto na presença do amigo. E não se diga (a maldade leva ao fogo dos infernos) que Paulo Dantas aproprio-se da obra ou da personalidade de Monteiro Lobato. Quem assim o afirmar incide em dupla miopia: a ética e a jurídica. Demonstrando, ainda, desconhecimento literário quanto à abrangência da criação. Podendo ser titulado como apologia emocional, o fato é que, mesmo se marginalizada tal denominação, a parte do livro relativa a Lobato vem sublinhada, demonstrando as citações a lisura com que Paulo Dantas enfrentou e absorveu o desejo de projetar uma amizade sem arestas. Está-se diante de um texto válido, sem manchas, pronto para ser lido por aqueles que não arquivaram a nobreza do espírito e se rendem perante a beleza e o amor." - Péricles Prade

Pode-se, sem equívoco, afirmar que o livro "Anorexia da Ética", é uma obra contra a mesmice que impera no mundo jurídico nacional.

O autor aborda temas importantes para o moderno exercício da advocacia, com uma redação acessível, mesmo aos que não são profissionais da área jurídica. Joint ventures, transferência de tecnologia, concorrência comercial, redação de contratos e os seus necessários cuidados e comércio internacional são algumas das áreas que o autor trata no livro.

Além disso, interessado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, investe também na área ambiental, da qual é militante solitário. E a ética, como não poderia deixar de ser, face ao título elegido, centra o temário dos debates que leva à sociedade.

___________

Ganhadores:

  • Alessandra Ruiz Trevisol
  • Mateus Faeda Pelizari
  • Michelle Murakami