MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inscrições para Vestibular da Direito GV terminam hoje, às 18h

Inscrições para Vestibular da Direito GV terminam hoje, às 18h

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site.

Da Redação

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atualizado em 16 de outubro de 2012 13:47

Terminam hoje, as inscrições para o Vestibular 2013 da Direito GV. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser paga até às 18h. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site (clique aqui) onde também estão à disposição do candidato o edital, o manual e todas as informações necessárias para o acompanhamento do processo seletivo.

Existe a possibilidade de isenção no pagamento da taxa de inscrição conforme regras estabelecidas no edital.

Bolsas

A Fundação Getúlio Vargas e a Direito GV criaram novos programas de bolsas de estudo com o objetivo de qualificar e diversificar cada vez mais o seu corpo discente, criando oportunidades para que a condição social e financeira de jovens talentosos e com grande potencial não constituam empecilho o ingresso e permanência na instituição.

"Ao garantir o acesso de alunos aprovados no vestibular e que demonstrem um forte compromisso com os estudos e demais objetivos da Escola, mas que teriam dificuldades de assumir o curso por questões econômicas, reafirmamos o compromisso da FGV em oferecer uma educação de excelência para formar uma nova geração capaz de liderar o processo de desenvolvimento do país", afirma Adriana Ancona de Faria, coordenadora institucional da Direito GV.

Para alcançar esse objetivo, a Direito GV inaugura, em 2013, um programa de bolsas de estudos não reembolsáveis (Bolsa de Estudos da Presidência), que levam em consideração mérito e condições socioeconômicas do aluno. Serão concedidas até 10 bolsas, de 100% e 50% do valor das mensalidades.

Inaugura-se, também, um programa que oferece bolsas-manutenção. Trata-se de um fundo criado por ex-alunos, pais de ex-alunos e professores da Escola, com o objetivo de permitir que alunos com necessidades econômicas possam arcar com os custos indiretos de um ensino superior como material didático e alimentação. As bolsas-manutenção tem o valor de R$ 850,00/mês e são oferecidas durante os três primeiros anos do curso, período que os alunos se dedicam integralmente a seus estudos na Direito GV. Após esse período, os alunos que ainda necessitarem poderão continuar com a bolsa, avaliados caso a caso. Podem pleitear a bolsa-manutenção os alunos beneficiados com a bolsa de estudos da Presidência.

"Com essas medidas, procuramos atrair novos talentos, que não tentariam o ingresso na Direito GV sem esses incentivos, principalmente por se tratar de um curso em período integral", complementa Marina Ferreira, mãe de ex-aluno e vice-presidente da Associação Endowment Direito GV.

A Direito GV continuará a conceder a bolsa-mérito Dr. Luiz Simões Lopes, que também não é reembolsável, para alunos que se destacarem nos estudos. A alteração é que, até os alunos que ingressaram este ano, a bolsa era concedida apenas ao melhor aluno do processo seletivo, renovável a cada ano, para o melhor aluno do ano.

A partir dos ingressantes em 2013, os critérios passam a ser os seguintes:

(a) de 100% ao 1º colocado no vestibular, de 70% ao segundo colocado no vestibular e de 30% ao terceiro colocado no vestibular, no primeiro ano do curso;

(b) em relação aos segundo, terceiro e quarto anos do curso, serão garantidas bolsas de 100% para o aluno com a primeira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior, de 70% ao aluno com a segunda maior média geral no ano letivo imediatamente anterior e de 30% ao aluno com a terceira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior;

(c) em relação ao quinto ano do curso, serão garantidas bolsas de 100% ao primeiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano, de 70% ao segundo colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano e de 30% ao terceiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano do curso.

A Direito GV também promove o financiamento de bolsas, com restituição sem juros (somente com correção pelo IGP-M), viabilizado por meio de doação de empresas e de pessoas físicas e pelo próprio ressarcimento do ex-bolsista. Atualmente, cerca de 30% dos alunos de graduação em direito são atendidos pelo programa.

São concedidas bolsas semestrais no valor de 20% a 100% das mensalidades escolares; material escolar; moradia e transporte; alimentação.

Alterações nas provas

A Direito GV também promoveu mudanças em sua prova de Artes Visuais e Literatura, que passa a se chamar Artes e Questões Contemporâneas. Passa-se a exigir a análise de música e de questões contemporâneas para os seus candidatos. As mudanças já valem a partir do vestibular deste ano.

Algumas provas também sofrerão mudanças, no que se refere ao peso. Entre elas, a prova de português passar a ter peso 2, ao invés de 1, enquanto a redação e o exame oral terão seus pesos reduzidos de 2 para 1.

Calendário

As provas da primeira fase serão nos dias 11 e 15/11. Na primeira fase, as questões são dissertativas e versarão sobre Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Raciocínio Lógico-Matemático e Artes e Questões Contemporâneas.

A segunda fase, que consiste no Exame Oral, está prevista para acontecer entre os dias 10 e 14/12. Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para participar da segunda em data e hora determinados pela coordenação do vestibular, sem possibilidade de reagendamento. A lista dos convocados em primeira chamada e da lista de espera será publicada em 21/12.

Obras Obrigatórias

Questões Contemporâneas

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx; Friedrich Engels, in Print version ISSN 0103-4014

Estudos Avançados. vol.12 no.34 São Paulo Sept./Dec. 1998, https://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141998000300002

Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141998000300002&script=sci_arttext

Mundo em Descontrole O que a globalização está fazendo de nós, Giddens, Anthony / RECORD, 2010.

Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? (1784), Emmanuel Kant, in PAZ PERPETUA E OUTROS OPUSCULOS, A: EDIÇOES 70 - BRASIL, Edição: 2ª, 2008, também disponível in

https://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf e

https://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf

Literatura

Nacional e de Língua portuguesa:

-Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida;

- Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;

- O cortiço, de Aluísio Azevedo;

- A cidade e as serras, de Eça de Queirós;

- Vidas secas, de Graciliano Ramos;

- Capitães da areia, de Jorge Amado;

- Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

Estrangeiros:

Metamorfose de Franz Kafka

Galileu Galilei de Bertold Brecht

1984 de George Orwell

Historia de cronopios e famas de Julio Cortazar

O Estrangeiro de Albert Camus

Artes Visuais

Abaporu de Tarsila

Caipira picando fumo de Almeida Júnior

Bananal de Lasar Segall

Bicho (1960) de Lygia Clark, coleção família Clark

Obras Estrangeiras

Mao Tse Tung de Andy Warhol

Jogadores de Cartas de Paul Cézanne

Guernica de Pablo Picasso

Humanos nascemos de Quino

Bibliografia para obras brasileiras:

CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros. Rio de Janeiro: Record, 2008.

AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na arte. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

Bibliografia para obras estrangeiras:

ARAGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CHIPP, Herschel. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_____________