MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falece Cláudio Lacombe, ex-ministro do TSE

Falece Cláudio Lacombe, ex-ministro do TSE

Lacombe atuou na Corte de 1966 a 1969.

Da Redação

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atualizado às 16:53

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 17, em Brasília/DF, Cláudio Penna Lacombe (OAB/RJ 7.550). Ele foi ministro do TSE na classe de juristas de 1966 a 1969.

Cláudio Lacombe integrou a Comissão Afonso Arinos, encarregada de elaborar o anteprojeto para a CF, e também fundou a Sociedade de Advogados Nunes Leal.

O TSE divulgou nota de pesar. Veja abaixo.

__________

Nota de pesar

O TSE se solidariza com a família do jurista, que tanto contribuiu para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, especialmente por ter atuado na Corte à época do regime militar, período tão conturbado para as instituições democráticas do país.

Entre outros feitos, após deixar o TSE, Lacombe fundou, juntamente com os ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal Victor Nunes Leal e Sepúlveda Pertence e os advogados José Guilherme Villela e Pedro Gordilho, a Sociedade de Advogados Nunes Leal, em Brasília.

Também integrou a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, conhecida por Comissão Afonso Arinos, que foi encarregada de elaborar o anteprojeto para a Constituição Federal de 1988. Embora o anteprojeto não tenha sido formalmente adotado no processo de elaboração da Constituição de 1988, exerceu grande influência sobre o trabalho dos constituintes.

Integrou, ainda, o Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF).