MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Simulação na Perícia Médica"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Simulação na Perícia Médica"

Veja quem faturou a obra "A Simulação na Perícia Médica".

Da Redação

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Atualizado em 23 de outubro de 2012 08:47

A obra "A Simulação na Perícia Médica" (LTr - 2ª edição - 124p.), de Luiz Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, aborda aspectos gerais referentes à procura da verdade dos fatos pelo médico perito, aspectos semânticos correlatos, conotações jurídicas e éticas.

"Coube-me a honra e a satisfação diante do inesperado convite para prefaciar este livro, agradecendo por isso imensamente ao seu autor.

Meu falecido pai, engenheiro nuclear e cientista, dizia que, na ciência, os tratados trazem excesso de informação e aos manuais falta embasamento teórico, o que não é o caso desta obra.

Como perito judicial e assistente técnico há quase vinte anos, leitor assíduo de obras sobre o assunto e acostumado a frequentar eventos científicos envolvendo a Perícia Médica, verifiquei, com agradável surpresa, a inédita abordagem dada pelo Prof. Dr. Luiz Philippe Westin Cabral de Vasconcellos nesta concisa publicação - na dose certa.

Conforme ele mesmo explica, as referências na literatura médica nacional são arcaicas e pobres, mesmo sendo assunto de importância capital na perícia médica.

Trouxe ele à baila o tezma, a sua relevância, a propriedade com que deve ser encarado e investigado na perícia, além das experiências nacional e internacionais - estas últimas, já em fase de sistematização de investigação científica da simulação, tudo isso de forma leve e não dogmática, de fácil aprendizado.

Mostra ao leitor que perícia não é simplesmente fazer a anamnese e o exame físico convencionais, ou, ainda, valorizar os documentos aos quais se tem acesso, mas a aplicação do conhecimento médico no auxílio da justiça e da investigação da verdade com seriedade, compromisso, experiência, ética e fundamentação científica.

Corajoso, inclusive, ao comentar sobre a emissão de juízo de valores quanto à forma de se realizar a interpretação do exame físico e com relação à interpretação do médico perito ao analisar documentos.

Ao mesmo tempo densa e objetiva, sua obra tem muita utilidade, tanto para estudo e aprendizado quanto para condução da prática pericial diária, assim como para servir de menção ou de referência bibliográfica em laudos e para instigar debates em conclaves médicos
". Gilberto Archero Amaral, perito judicial

Sobre o autor :

Luiz Philippe Westin Cabral de Vasconcellos é médico formado pela UNIFESP. Metre e doutor pela EPM. Professor.

__________

Ganhadora :

Heloisa Meneses, estagiária da Brasil Foods, de Uberlândia/MG

__________