MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Vladimir de Freitas é o novo diretor da União Internacional de Conservação da Natureza

Desembargador Vladimir de Freitas é o novo diretor da União Internacional de Conservação da Natureza

x

Da Redação

quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Atualizado às 09:05

 

Desembargador Vladimir de Freitas é o novo diretor da União Internacional de Conservação da Natureza

 

O Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas, do TRF da 4a. Região, com sede em Porto Alegre/RS, acaba de ser nomeado diretor-adjunto ("co-chair") da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).

 

A entidade, cuja sede fica em Bonn, Alemanha, é a maior organização mundial de proteção ao meio ambiente. Foi criada em 1947 e seu conceituado Centro de Direito Ambiental é presidido atualmente pela paraguaia Sheila Abed.

 

Para coordenar as atividades relacionadas com o Poder Judiciário, a presidenta nomeou os juízes Paul Stein, do Tribunal de Justiça de New South Wales, Austrália, e Vladimir Passos de Freitas, do Brasil. Freitas, que já é o representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para a capacitação de juízes em Direito Ambiental na América Latina e Caribe, foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e também do TRF4 .

 

Como seu primeiro ato na UICN, propôs a realização de um concurso monografias destinado a magistrados de todo o mundo, tendo como prêmio o direito de participar de um seminário na sede da entidade, na Alemanha. A proposta vai ser submetida à direção da UICN e também do Programa das Nações Unidas PNUMA.

 

____________