MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. As comemorações do Onze de Agosto em Migalhas
Migalhas 3.000

As comemorações do Onze de Agosto em Migalhas

De penduras a estudantadas, não faltaram saborosas histórias na semana do Onze, sempre motivo de celebração em Migalhas.

Da Redação

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atualizado em 12 de novembro de 2012 11:47

A festejada semana do Onze de Agosto sempre foi motivo de homenagens em Migalhas. No dia em que comemoramos a edição de número 3.000, voltamos ao tempo e trazemos algo saudoso destas comemorações.

Em 2005, quando o mensalão vinha à tona, Migalhas promovia um grande debate, a Panoramigalhas, com importantes nomes do mundo jurídico. Vejamos:

Segunda-feira, 8 de agosto de 2005 - Migalhas nº 1.226 - Fechamento às 11h.

A semana do Onze

A mais aguardada semana para os profissionais do Direito chegou. É a semana do Onze de Agosto. Sem desdém a qualquer outra formação, é sensível o quanto o bacharel em Direito marca sua data. Seja pelo impagável (literalmente falando) "pendura", seja pelas semanas de debates nas academias, ou ainda pelas diversas manifestações em todos os cantos, o Onze de Agosto é sempre lembrado.

Neste atual momento político, Migalhas recorda que, acima de qualquer profissão hoje exercida, são os bacharéis em Direito as sentinelas da ordem jurídica.

Assim como as academias do Direito realizam suas discussões neste período, Migalhas faz, a partir de hoje, sua Panoramigalhas. É a semana jurídica on-line do portal Migalhas.

Escolhendo algumas disciplinas a dedo, Migalhas fará nesta festiva semana um passeio panorâmico. Os migalheiros estão convidados a planarem sobre o mundo do Direito, pilotados pela pena segura de grandes autores.

Com a Panoramigalhas, os leitores darão largas ao conhecimento. As migalhas servirão, assim, para que o leitor possa observar todo o Direito, como se do alto de uma montanha estivesse a observar todo o horizonte.

Conclamando os migalheiros para que imprimam os textos e os afixem para que todos a sua volta possam entender um pouco da "disciplina da convivência" nos dias atuais... (Clique aqui)

Enquanto em Migalhas festejados autores discorriam sobre o Direito diante do momento em que vivíamos, estudantadas aconteciam dentro das academias :

Terça-feira, 9 de agosto de 2005 - Migalhas nº 1.227 - Fechamento às 12h.

Qüim, qüim qüerum

Os acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco promoveram ontem uma legítima estudantada. O presidente do centenário centro acadêmico XI de Agosto convidou ontem Roberto Jefferson para palestrar nas Arcadas sobre a reforma política. Tendo saído de evento a poucos metros, na Associação Comercial de SP, onde foi aplaudido, Jefferson sentiu-se encorajado a entrar nas Arcadas e falar aos estudantes. Mas, se a platéia anterior se deliciou com as sarcásticas tiradas de Jefferson, o mesmo não se deu com a politizada turma da Sanfran. Foi vaiado, do começo ao fim. Não conseguiu dizer nada. Os estudantes, revoltados, lavaram a alma. Se o mandato de Jefferson ainda não foi cassado, pelo menos ontem, sua palavra foi.

Estudantada

O presidente do XI pelo visto não gostou que seu ilustre convidado não pôde falar. Em declarações hoje nos jornais, Fernando Borges, 21, teria dito que o "evento se perdeu pela vaidade de quem não sabe se manifestar". Calma meu jovem, foi uma "estudantada".

Em 2010, Migalhas descortinava seu informativo do Onze com a história da data que marca o início dos cursos jurídicos no país.

Quarta-feira, 11 de agosto de 2010 - Migalhas nº 2.448 - Fechamento às 9h15.

Cursos jurídicos

Assim que o Brasil conquista sua independência em relação a Portugal, diversos acontecimentos - como o tratamento hostil aos estudantes brasileiros em Coimbra - impulsionaram os debates em torno da criação de cursos jurídicos no Brasil, fato concretizado na tão celebrada lei de 11 de agosto de 1827. (Clique aqui)

Resgatando a história, no mesmo dia, Migalhas trazia discurso pronunciado pelo jurista Adilson Dallari nas solenidades oficiais comemorativas do dia 11 de agosto de 1966.

11 de Agosto

Há 44 anos, o jurista Adilson Dallari proferia no Salão Nobre das Arcadas um memorável discurso em comemoração ao 11 de Agosto. Na época, em plena ditadura, estava em vigor a lei que obrigava as faculdades a instituírem diretórios acadêmicos como representantes oficiais do corpo discente. Então eleito presidente do Diretório Acadêmico, Dallari fez críticas que bem servem aos dias de hoje. Para imorredouro registro, publicamo-las hoje. (Clique aqui)

Em nosso último Onze, o leitores puderem desfrutar de informações da festa na América Latina, de entrevistas com coordenadores de cursos jurídicos, de vídeo sobre o "pendura" e de uma homenagem para as queridas migalheiras.

Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - Migalhas nº 2.932 - Fechamento às 10h16.

"Día del abogado"

No próximo sábado, comemoramos o Dia do Advogado. Na América Latina, o profissional também é festejado. Estudantes de Direito, escritórios de advocacia e entidades jurídicas celebram a data com solenidades, festas e eventos para homenagear os profissionais da área e os juristas que deram origem à efeméride em cada país. (Clique aqui)

Quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - Migalhas nº 2.933 - Fechamento às 10h38.

185 anos depois

Festejando a semana que marca a criação dos cursos jurídicos, nosso vibrante matutino da mídia entrevista coordenadores e diretores de renomadas academias de Direito pátrias. Confira como anda o ensino a partir de Euclides Celso Berardo, diretor da Faculdade de Direito de Franca ; Fabiano Del Masso, coordenador da Faculdade de Direito do Mackenzie ; Ignácio Velasco, diretor da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto ; Joaquim Falcão, diretor da FGV DIREITO RIO ; Marcelo Mauad, diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo ; Ricardo Marcelo Fonseca, diretor da Faculdade de Direito da UFPR ; e Roberto Dias, coordenador do curso de Direito da PUC-SP. (Clique aqui)

Arcadas

O professor Antonio Magalhães Gomes Filho, diretor da Faculdade de Direito do Largo S. Francisco, elenca os desafios a serem enfrentados no ensino. Em entrevista à TV Migalhas, o professor destaca também os aspectos que qualificam um curso jurídico para além dos índices de aprovação no exame de Ordem. (Clique aqui)

Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - Migalhas nº 2.934 - Fechamento às 10h46.

Gloria Kalil em Migalhas

Dizem que a maneira de se comportar e vestir revelam a identidade de um profissional. Pensando nesta máxima, Migalhas foi ouvir dicas da consultora de moda Gloria Kalil. Entre outras coisas, a chic jornalista falou da necessidade de equilíbrio entre moda e tendência no ambiente de trabalho. É a homenagem deste nosso poderoso rotativo, na semana do 11 de agosto, para as queridas migalheiras. (Clique aqui)

Sexta-feira, 10 de agosto de 2012 - Migalhas nº 2.935 - Fechamento às 10h51.

11 de agosto

"Garçom, tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do XI de agosto". A trova acadêmica que anuncia o "pendura" é entoada anualmente pelas gerações acadêmicas. Veja como acontece hoje a tradicional estudantada. (Clique aqui)