MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "As Astreintes"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "As Astreintes"

Veja quem ganhou a obra "As Astreintes".

Da Redação

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atualizado em 20 de novembro de 2012 08:55

Na obra "As Astreintes" (Arraes Editores - 167p.), o autor André Bragança Brant Vilanova realiza estudo das astreintes destinado a examinar a sua aplicação no Processo Civil brasileiro.

"Contudo, este trabalho se contenta com pequena migalha desse profundo fosso que necessita ser solucionado, qual seja a aplicação democrática de um dos vários institutos procedimentais tradicionais elaborados para implementação em Estados Liberais ou Sociais. Assim, buscou-se incluir as astreintes, uma modalidade francesa de efetivação da decisão jurisdicional (adotada em nosso ordenamento jurídico), no Processo Constitucional Democrático. Como tudo o mais que precisa ser reconstruído sob o prisma das teorias democráticas de processo (estruturalista, constitucionalista, neoinstitucionalista), esse instituto, da maneira como aqui é tratado, tem o propósito de promover decisões juridificantes. Estas, se devidamente apreciadas, denotarão a total necessidade de observância ilimitada aos princípios e garantias formadores do processo, em especial acerca da decisão que fixa o objeto e o valor da astreinte aplicada ao procedimento jurisdicional como uma sanção e a sua relação com os princípios diretivos da função jurisdicional.

Observa-se, além disso, que o trabalho não prega qualquer novidade ao realizar uma incursão no Direito Comparado, em especial nos países da Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). No entanto, a aplicação desse instituto jurídico precisa atuar na atividade jurisdicional da forma com a qual se encontra amparado na Constituição.

Igualmente, o trabalho tem como questão crucial a crítica à aplicação da multa diária (ou periódica, como defendem alguns) nas ditas "tutelas inibitórias antecipadas". Além disso, não esquece a cominação da multa na sentença, nas execuções de título extrajudicial das obrigações de entregar, fazer e não fazer e, em todas as hipóteses, em que não há contraditório específico sobre a sua fixação, bem como total momento procedimental, tal como a antecipação de tutela recursal
". O autor

Sobre o autor :

André Bragança Brant Vilanova é mestre em Direito Processual pela PUC/Minas. Professor da PUC/Minas. Advogado.

__________

Ganhadora :

Livia Mendes Frota, de Goiânia/GO

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________