MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ suspende mudança de posição do representante do MP em audiência até decisão do STF
Cátedra

CNJ suspende mudança de posição do representante do MP em audiência até decisão do STF

Impedimento valerá até o STF definir qual modelo de cátedra deve ser adotado em todo o território brasileiro.

Da Redação

sábado, 1 de dezembro de 2012

Atualizado em 30 de novembro de 2012 21:37

Por unanimidade, o CNJ manteve duas varas do DF impedidas de mudar a posição do representante do MP na cátedra. O impedimento valerá até o STF definir qual modelo de cátedra deve ser adotado em todo o território brasileiro.

A decisão foi aprovada na 159ª sessão plenária do Conselho, realizada na última terça-feira, 27, e acolhe recurso do MP/DF que tentava reverter a liminar do CNJ que extinguiu, em abril deste ano, o PCA em que o MP/DF questionava a alteração. Segundo o então conselheiro Marcelo Nobre, o PCA foi extinto porque a matéria estava (e segue até hoje) sob análise do STF.

"O que se decidiu foi que não havia impedimento de o CNJ analisar a matéria do PCA, apesar de estar judicializada a matéria perante o STF", afirmou o relator do recurso no julgamento, conselheiro Emmanoel Campelo. Ao ler o seu voto original, Campelo manteve a decisão do ex-conselheiro Marcelo Nobre ao também negar provimento ao pedido do MPDFT.

Após a sustentação oral do promotor de Justiça do DF Antônio Suxberger, no entanto, tanto o relator como o restante do plenário mudaram o entendimento anterior e restauraram os efeitos do PCA, seguindo sugestão do presidente do CNJ e do Supremo, ministro Joaquim Barbosa. "Acolhi a sugestão do presidente para restabelecer a liminar cassada e processar o PCA para julgar seu mérito", afirmou Campelo.

Histórico

Duas varas localizadas em cidades-satélite do DF decidiram alterar o lugar ocupado pelo Ministério Público na sala de audiência (geralmente ao lado direito do juiz).

O MP/DF recorreu ao TJ/DF conta a mudança realizada na sala de audiência em uma vara do Núcleo Bandeirante e na sala do júri em Planaltina. O TJ/DF respondeu que aguardaria uma decisão do CNJ, a quem havia consultado a respeito. Em seguida, o MP/DF passou a questionar o Conselho por meio do PCA que foi extinto em abril e restaurado na sessão de terça-feira.

Com a decisão o procedimento de controle administrativo deverá ter seu mérito julgado pelo Conselho.

  • PCA: 0001023-25.2011.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas