MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Suspensa ação penal contra acusado no caso Celso Daniel
HC

Suspensa ação penal contra acusado no caso Celso Daniel

Decisão liminar foi proferida pelo ministro Marco Aurélio, do STF.

Da Redação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Atualizado às 08:58

O ministro Marco Aurélio deferiu liminar suspendendo a ação penal contra Sérgio Gomes da Silva, conhecido como "Sombra", acusado de ser mandante do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. A defesa de Sérgio, capitaneada pelo advogado Roberto Podval, alegou cerceamento ao direito de defesa do réu, em decorrência da restrição à participação nos interrogatórios de três corréus no caso.

O HC que o juízo de primeira instância não permitiu a intervenção dos advogados de "Sombra" nos interrogatórios de corréus. A defesa recorreu ao TJ/SP e ao STJ, mas teve pedidos negados por aquelas cortes. No STF, o HC alega o direito de participação da defesa nos interrogatórios dos corréus, sob pena de nulidade absoluta do processo.

Em sua decisão monocrática, o ministro Marco Aurélio destacou a importância da defesa técnica na composição do devido processo legal na área penal. "O interrogatório dos acusados insere-se na instrumentalidade própria à elucidação dos fatos, valendo notar a possibilidade de haver discordância entre as defesas", afirmou. O artigo 188 do CPP, ressalta o ministro, dispõe que as partes - ou seja, seus defensores - podem questionar fato não bem esclarecido no interrogatório, formulando as perguntas correspondentes e pertinentes.

O ministro Marco Aurélio deferiu a liminar para suspender o andamento da ação penal em curso na 1ª vara da Comarca de Itapecerica da Serra/SP, até o julgamento final do HC.

_________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas