MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Reforma Administrativa e Burocracia"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Reforma Administrativa e Burocracia"

Veja quem ganhou a obra "Reforma Administrativa e Burocracia".

Da Redação

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Atualizado em 10 de dezembro de 2012 07:35

A obra "Reforma Administrativa e Burocracia" (Atlas - 244p.), de Irene Patrícia Nohara, é a próxima a ser sorteada.

A Reforma Administrativa é uma discussão recorrente e inconclusa. Pode-se dizer que é universal o desejo de uma Reforma do Estado, que lhe imprima maior eficiência. O Brasil viveu três movimentos expressivos de Reforma Administrativa no século XX: a reforma do Dasp, no período de Getúlio Vargas, que procurou racionalizar a Administração, substituindo o patrimonialismo por técnicas burocráticas de gestão; a do final da década de 60, da qual se herdou o sistema de descentralização administrativa por serviços do Decreto-lei nº 200/67; e a da década de 90, que intentou substituir a gestão burocrática pelo modelo gerencial, de inspiração no sistema do common law.

Este livro - fruto da tese de livre-docência defendida na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) - analisa a Reforma Administrativa e o impacto da concepção de eficiência no Direito Administrativo, com foco no desenvolvimento incompleto da burocracia brasileira e em suas vicissitudes diante dos desafios da pós-modernidade. Aborda criticamente as complexidades de anseio de descarte do modelo burocrático e as contradições que o modelo gerencial enfrenta diante dos desafios de emancipação social e das conquistas democráticas da Constituição de 1988.

O livro contempla contribuição original, que transcende a insuficiente e limitada análise jurídico-formal dos institutos, uma vez que a autora "se preocupa em pesquisar o discurso legitimador da Reforma Administrativa, seus pressupostos políticos, econômicos e ideológicos, usando como mote a concepção de 'eficiência' [...]. Estou certo de que a leitura instigante deste livro irá inspirar e servir de parâmetro para toda uma nova geração de pesquisadores do nosso Direito Público e da nossa estrutura estatal, com seus dilemas e desafios a serem enfrentados para o futuro". Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico e Economia Política da USP

Sobre a autora :

Irene Patrícia Nohara é livre-docente, doutora e mestre em Direito do Estado pela USP, onde se graduou. Professora-pesquisadora do programa de mestrado da Universidade Nove de Julho. Advogada parecerista, conferencista e autora de livros na área do Direito Administrativo.

__________

Ganhadora :

Barbara Fuzario, da Novaprolink, de Juiz de Fora/MG

__________



_________

Adquira já um exemplar :


_________