sábado, 27 de fevereiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Literatura

Editora Migalhas e José Rogério Cruz e Tucci lançam obra sobre Piero Calamandrei

Ensaio apresente diferentes facetas da vida e da obra do jurista italiano.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"A razão de me sentir cativado pela obra deste famoso jurista é o seu declarado amor e crença na justiça, justiça que emerge do foro, mais precisamente do constante e diuturno diálogo travado entre os seus principais protagonistas, ou seja, entre advogados e juízes."

Pelas palavras constantes na introdução do livro, o leitor já sabe de antemão que o professor José Rogério Cruz e Tucci descortinará a vida e a obra do ilustre processualista italiano.

Antifascista declarado, Piero Calamandrei lutou sem cessar como representante do Partito d'Azione na Assembleia Constituinte, até a aprovação da primeira Constituição democrática da Itália. Consta que, nos início dos anos 50, os jovens estudantes se referiam a ele como "a Constituição que caminha". Que mais podemos querer para atiçar nossa curiosidade acerca do italiano?

Mas há mais, caro leitor. Há a descoberta da realidade vivida pelo advogado - "quando aceitar uma causa que achar boa, dedique-se totalmente ao trabalho, com a certeza de que quem tem fé na justiça sempre consegue, a despeito mesmo dos astrólogos, mudar o curso das estrelas"; há a gozação e ironia que marcavam sua personalidade - preocupado com a excessiva demora de um processo, solicitou que a audiência fosse designada o quanto antes, ao que o juiz designou o referido ato processual para dali um ano, às 11 hs. Calamandrei não se fez de rogado e então perguntou ao juiz: "Caro magistrado, diante da urgência da situação, a audiência não poderia ser às 9 hs?..."

A partir da recuperação da sua biografia, o autor, no entanto, vai muito além da simples cronologia das ideias de Calamandrei.

O que surge para o leitor é o Calamandrei jornalista, jurista, político, docente, advogado, pai...enfim, um verdadeiro mestre da vida.

Tudo isso com a didática e a leveza da pena do professor Tucci, discípulo assumido de Calamandrei, mas que se consagra nesta obra como verdadeiro mestre na biografia e legado de tão importante nome do Direito. De um mestre para outro mestre, direto para as mãos dos migalheiros: "Piero Calamandrei - vida e obra - contribuição para o estudo do processo civil".

Para adquirir a obra, clique aqui.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 10/12/2012 14:37