MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo"

Veja quem ganhou a obra "A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo".

Da Redação

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atualizado em 9 de janeiro de 2013 10:28

A obra "A Dignidade da Pessoa Humana no Direito Constitucional Contemporâneo" (Fórum - 132p.), de autoria de Luís Roberto Barroso, sócio do escritório Luís Roberto Barroso & Associados, examina a natureza jurídica da dignidade humana, bem como identifica seus diferentes conteúdos, apontando os efeitos jurídicos de cada um deles.

Este livro foi escrito durante o período em que o autor passou na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como Visiting Scholar, no ano de 2011.

Trata-se de um esforço notável para dar à dignidade humana uma dimensão jurídica e operacional, capaz de transformá-la em um conceito que possa ser utilizado produtivamente por juízes e tribunais.

Luís Roberto Barroso percorre, com domínio de causa e desembaraço, a literatura e a jurisprudência de diferentes países do mundo, delas extraindo alguns consensos relevantes.

Em seguida, com criatividade e ousadia, identifica a natureza jurídica da dignidade humana e seus diferentes conteúdos.

Ao final, o autor aplica a caracterização jurídica que elaborou a um conjunto de casos moral e juridicamente difíceis, que são recorrentes em diferentes países partes do mundo.

O livro se encerra com uma análise da jurisprudência brasileira na matéria.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, o presente texto constitui uma preciosa tradução, devidamente revista pelo autor.

Sobre o autor :

Luís Roberto Barroso é sócio da banca Luís Roberto Barroso & Associados. Atua nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Processual, Civil, Consumidor, Comercial, Econômico, Internacional, em consultoria de representação judicial e administrativa. Bacharel em Direito pela UERJ. Advogado desde 1981. Master of Laws (LL.M) pela Universidade de Yale, EUA. Doutor em Direito pela UERJ. Associado Internacional do escritório Arnold e Porter, Washington D.C. Associado Internacional da American Bar Association e da American Society of International Law. Professor Titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da EMERJ. Ex-Conselheiro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Ex-Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior.

__________

Ganhadora :

Gabriela Guz, advogada da Sanofi, de São Paulo/SP

__________


_________

Adquira já um exemplar :


_________