MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1ª turma da Faculdade de Direito da USP Ribeirão cola grau
Solenidade

1ª turma da Faculdade de Direito da USP Ribeirão cola grau

Solenidade teve a presença de ilustres nomes da academia, da magistratura, da advocacia e política.

Da Redação

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atualizado às 08:27

A noite desta quinta-feira, 10, foi particularmente especial para a comunidade acadêmica da FDRP - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP: colaram grau ontem os primeiros alunos a ingressarem na irmã caçula das Arcadas.

Solenidade

A formatura da 1ª turma teve a presença de ilustres nomes da academia, da magistratura, da advocacia e política, bem como representantes do MP e Defensoria Pública. Entre eles, o diretor da Faculdade, Ignácio Maria Poveda Valesco; a professora Suely Vilela, reitora da USP (2005-09); Gustavo Ferraz de Campos Monaco, procurador-geral da USP; Rubens Beçak, secretário-geral da USP, professor da Faculdade e patrono da 1ª turma; Gustavo Saad Diniz, docente e paraninfo; deputado Federal Duarte Nogueira; Marcos da Costa, presidente da OAB/SP; Ana Simone Viana Cota Lima, defensora pública; André Rodrigues Martinez, procurador da Fazenda.

Em um salão repleto de familiares e amigos emocionados, muitos foram os discursos relembrando o pioneirismo dos agora bacharéis, que começaram a faculdade quando esta ainda era em uma modesta casa no histórico campus ribeirão-pretano, e abrigados pelos colegas da Faculdade de Economia e Administração.

História

Desde 1993 vinha sendo trabalhada a proposta de criação de um curso em Direito no campus da USP em Ribeirão Preto. A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco apoiava a criação de um novo curso de Direito, defendendo a implantação de um projeto pedagógico moderno, diferenciado e inovador.

A faculdade de Direito de Ribeirão Preto surgiu com currículo moderno, multidisciplinar e espírito humanístico, "esperando que a nova escola possa seguir os passos criativos de sua irmã mais velha", segundo Antonio Junqueira de Azevedo, diretor "pro tempore" no período de 2007-09.

Em 30 de março de 2007 foi publicada no DOE a resolução 5.394, criando a faculdade. A resolução 5.408 de 15 de agosto de 2007 baixou o regimento da nova faculdade. Em 25 de fevereiro de 2008, os alunos aprovados no vestibular da Fuvest naquele ano tinham sua primeira aula.

Como pontuado por um dos oradores da turma : "fizemos parte e construímos partes desta Faculdade de Direito, que agora torna-se mais do mundo e menos nossa." Cinco anos depois, já com instalações completas e reconhecida como uma faculdade de excelência - em maio último, estes mesmos alunos da 1ª turma obtiveram a melhor classificação no exame da OAB dentre as Faculdades de Direito do Estado -, a FDRP revela seu potencial para trilhar o mesmo caminho de brilhantismo da centenária Arcadas.