MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidata não pode ser prejudicada em concurso por atraso de diploma
TJ/SC

Candidata não pode ser prejudicada em concurso por atraso de diploma

Regra editalícia que solicita tal documento deve ser lida com razoabilidade.

Da Redação

sábado, 19 de janeiro de 2013

Atualizado às 08:49

A 2ª câmara de Direito Público do TJ/SC manteve decisão da comarca de Laguna, que concedeu a uma candidata o direito de não apresentar diploma de nível superior em um concurso público, já que o documento não havia sido expedido pela universidade por culpa de trâmites burocráticos.

A autora da ação realizou prova para o cargo de especialista em assuntos educacionais, naquele município; na segunda etapa do concurso, de avaliação de títulos, deixou de apresentar o diploma de graduada em Pedagogia em virtude de trâmite de registro na Universidade Federal do Paraná.

A instituição expediu certificado informando a conclusão do curso pela aluna, que foi apresentado à prefeitura de Laguna, mas rejeitado pelo ente público. Para os julgadores, a regra editalícia que solicita tal documento deve ser lida com razoabilidade, já que por razão eminentemente burocrática a candidata não apresentou o documento em tempo hábil.

O desembargador João Henrique Blasi, relator do acórdão, citou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça para justificar a decisão: "A exigência de apresentação de certificado ou diploma de curso de pós-graduação é válida, mas deve ser interpretada de modo a permitir que o candidato desprovido de tal documento (...) comprove essa condição por meio de declaração ou atestado e, por conseguinte, obtenha a pontuação correspondente ao título." A votação da câmara foi unânime.

  • Processo: 2012.078744-6

Patrocínio

Patrocínio Migalhas