segunda-feira, 30 de novembro de 2020

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Projeções

TI: Mobilidade e segurança da informação são tendências para 2013

O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, essencial para a competitividade e produtividade da economia nacional, contribuiu para o aumento da eficiência de diversos segmentos no ano passado.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Considerando especialmente o aquecimento da Tecnologia da Informação em 2012, a área continua como uma das apostas para 2013. As projeções são da TWT INFO, que afirma que o mercado brasileiro de TI, essencial para a competitividade e produtividade da economia nacional, contribuiu para o aumento da eficiência de diversos segmentos no ano passado. A integração das áreas técnica, de implantação e de suporte é tendência unânime, sob o ponto de vista dos especialistas da área.

Com crescimento tradicional de pelo menos o dobro da expansão do PIB, a projeção feita para 2012 foi de 9%. Soma-se a esse cenário uma especial preocupação do governo Federal, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, em estimular o desenvolvimento da área, com a criação de programas como Brasil TI Maior e StartUp Brasil.

Mobilidade

Especialistas acreditam que 2013 vai ser o grande ano da mudança para a mobilidade, proporcionada, em grande parte pelo fortalecimento da computação em nuvem. Para o gerente de TI da TWT, Gustavo Duarte, a possibilidade de acessar documentos e fazer serviços de qualquer lugar, tornou relativa a noção de longe e de tempo.

As melhorias da computação em nuvem se traduzem em melhorias na administração e disponibilidade das empresas. A mobilidade traz ganhos em relação à agilidade e otimização do tempo, além de ser uma ótima forma de integração com colaboradores que buscam capacitação no exterior ou têm o home office como opção. Por outro lado, abre discussões sobre segurança da informação e o limite de horário e remuneração dos colaboradores que trabalham fora do escritório.

Segurança da Informação

A valorização em TI para aumentar a competitividade e produtividade das empresas se traduz em maior digitalização dos documentos, que tornou a preocupação dos gestores com a segurança de dados. Prova disso é que, de acordo com Pesquisa Global de Segurança da Informação 2013, da PwC, o Brasil é o 4º país que mais teme ataques cibernético.

Unindo o cenário da segurança da informação com o aumento da mobilidade, o software de monitoramento de equipes Strigoi monitora quanto tempo cada colaborador gasta em cada atividade, aprimorando o gerenciamento de tempo para cada serviço e monitorando palavras-chave estabelecidas pelo gestor. O software, entretanto, não interfere na privacidade dos usuários, uma vez que não lê conteúdos inteiros e não monitora senhas.

Gerenciamento Eletrônico

Tanto para aumentar o controle das empresas sobre seus documentos, quanto para aumentar a agilidade e mobilidade, e economizar espaço físico, o GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos tornou-se palavra de ordem nas empresas. Soma-se a isso, o fato dos scanners terem se tornado mais acessíveis fazendo com que, por exemplo, as empresas contratassem um colaborador ou empresa terceirizada responsável exclusivamente por serviços de digitalização.

Outsourcing e terceirização

A mobilidade de acesso e o aumento do custo da mão de obra tornaram a terceirização de serviços opção essencial para grandes empresas não ligadas à tecnologia. Isso porque, embora mantenham uma equipe de TI interna, muitas vezes as empresas buscam nas consultorias externas o melhor custo benefício para problemas que se repetem indefinidamente, fortalecendo a área de outsourcing.

Base de conhecimento

Como uma ferramenta para fortalecer o canal de comunicação com o cliente e deixá-lo mais autônomo em relação aos trabalhos da empresa, a base de conhecimento é uma das grandes apostas da TWT Info para 2013. Trata-se de um software em que o colaborador envia uma pergunta e a resposta é compartilhada com toda a empresa a fim de otimizar a solução de complicadores e evitar a duplicação de informações, garantindo autonomia e controle ao cliente sobre a utilização de seus serviços. A ferramenta também permite que o conhecimento que está sob o domínio individual seja coletivo.

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Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 22/1/2013 16:01