MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PL facilita inscrição de candidato em segunda etapa do exame de Ordem
Exame de Ordem

PL facilita inscrição de candidato em segunda etapa do exame de Ordem

Candidato aprovado na 1ª fase, mas que não obteve aprovação final, poderá inscrever-se apenas para a aplicação da 2ª fase quando ocorrer o próximo.

Da Redação

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Atualizado às 08:31

Tramita na Câmara projeto que estabelece critérios para a aplicação do exame de Ordem. Pela proposta (PL 4573/12), do deputado André Moura (PSC/SE), caso o candidato aprovado na primeira fase não obtenha aprovação final, poderá, sem ônus, inscrever-se apenas para a aplicação da segunda fase quando ocorrer o próximo exame. De acordo com o autor, é nessa fase da avaliação que a maioria dos candidatos é reprovada.

Atualmente, pelo Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, é prerrogativa do Conselho Federal da OAB organizar o exame. A lei não traz critérios sobre a aplicação das provas. Hoje, o exame é feito em duas fases distintas, não classificatórias, independentes entre si, cujas habilidades a serem apresentadas pelo candidato não são dependentes uma da outra.

O parlamentar argumenta ainda que "não é objetivo do exame a arrecadação econômica pelo órgão organizador, mas apenas aferir a capacidade do bacharel em direito para exercer as atribuições de advogado".

O projeto foi apensado ao PL 5054/05, que está pronto para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Este projeto torna obrigatório o exame de ordem inclusive para ex-magistrados e tem outros apensados a ele.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas