MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. INPI reconhece Indicação Geográfica do Queijo Roquefort
Iguaria francesa

INPI reconhece Indicação Geográfica do Queijo Roquefort

O produto tem sua origem na Região de Roquefort-sur-Soulzon no Sul da França, e é maturado nas adegas subterrâneas situadas na zona dos desmoronamentos da montanha de Combalou.

Da Redação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Atualizado às 09:23

O INPI reconheceu o pedido de IG - Indicação Geográfica para Roquefort, um dos queijos franceses mais conhecidos do mundo. O produto tem sua origem na Região de Roquefort-sur-Soulzon no Sul da França, e é maturado nas adegas subterrâneas situadas na zona dos desmoronamentos da montanha de Combalou. É lá que ocorre a exposição do queijo ao fungo Penicillium Roqueforti, que proporciona ao produto suas características singulares.

O pedido de IG foi depositado pela Confederation Generale des Producteurs de Lait de Brebis et des Industriels de Roquefort, representada pelo advogado Luiz Leonardos.

O queijo que tem o benefício da denominação controlada "Roquefort" é fabricado exclusivamente com leite de ovelha utilizado no estado cru e coalhado. Tem forma cilíndrica de 19 a 20cm de diâmetro de massa salpicada de manchas esverdeadas, semeada com esporos de Penicillium Roqueforti.

Diz a lenda que um camponês, ao esquecer um pedaço de queijo nas grutas de Roquefort, verificou, ao encontrá-lo dias depois, o aparecimento de manchas verdes no produto, e, devido à sua fome, ao experimentá-lo, descobriu o sabor diferenciado desta iguaria.

A IG é da espécie Denominação de Origem e este registro foi publicado na Revista da Propriedade Industrial de 5 de fevereiro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas