MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Empresárias"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Empresárias"

Veja quem ganhou a obra "A Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Empresárias".

Da Redação

sexta-feira, 8 de março de 2013

Atualizado em 6 de março de 2013 10:16

A obra "A Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Empresárias" (Leud - 207p.), de Fernando Schwarz Gaggini, faz uma análise da responsabilidade patrimonial que afeta aos sócios das diferentes espécies societárias existentes no Brasil, com ênfase nas sociedades limitadas e sociedades anônimas.

O tema possui relevância econômica e social, na medida em que os riscos existentes nas atividades empresariais impactam na disposição dos empreendedores em criar empresas, e nesse contexto as sociedades representam instituto jurídico que interfere diretamente na questão do risco.

Com o objetivo de estudar em detalhes a questão da responsabilidade patrimonial dos sócios, este trabalho se propõe a realizar inicialmente uma análise histórica do instituto das sociedades empresárias, para evidenciar as justificativas que levaram à criação dos
tipos societários e dos mecanismos de limitação de riscos. Segue-se o exame da legislação vigente, com a análise econômica dos institutos da personalidade jurídica, autonomia patrimonial e limitação de responsabilidade dos sócios, além de um comparativo com o direito estrangeiro.

Esta obra apresenta, ainda, um estudo sobre o instituto da desconsideração da personalidade jurídica, em razão da importância do tema no contexto das sociedades e da responsabilidade dos sócios.

Sobre o autor :

Fernando Schwarz Gaggini é advogado e professor universitário. Pós-graduado e especialista em Direito Mobiliário. Mestre em Direito Comercial pela USP.

__________

Ganhador :

Alan Sant Anna de Lima, da Gás Brasiliano Distribuidora, de Araraquara/SP

__________