MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Edital para concessão da operação do trem de alta velocidade apresenta novo modelo
Mudança

Edital para concessão da operação do trem de alta velocidade apresenta novo modelo

Para advogada, nova proposta é mais aderente à prática internacional.

Da Redação

quarta-feira, 6 de março de 2013

Atualizado às 13:24

O edital para a concessão da operação do trem de alta velocidade entre RJ, SP e Campinas foi publicado em 13/12/12. De acordo com a advogada Tatiana Matiello Cymbalista, da banca Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, trata-se de uma reformulação do modelo originalmente proposto, cuja principal característica é a segmentação entre as atividades de operação do sistema (o que está sendo licitado agora) e o projeto e construção da linha férrea de alta velocidade.

Para a causídica, que participou da modelagem do edital, o novo modelo é mais aderente à prática internacional, que costuma adotar duas licitações diferentes para as fases de projeto, construção e operação. "A tendência é segregar os riscos de construção e operação, ambos usualmente altos em projetos desse tipo de transporte ferroviário de passageiros", afirma.

O novo edital contém várias outras alterações em relação à primeira licitação do TAV Brasil. As exigências relativas a transferência de tecnologia são mais precisas e orientadas aos pontos estratégicos de tecnologia de alta velocidade que o país pretende adquirir com a licitação. Também o critério de julgamento relaciona-se agora com o custo de determinados elementos da infraestrutura a ser construída e com o valor a ser pago ao governo pela concessionária. O edital contém novas exigências de pré-qualificação, notadamente associadas à segurança dos passageiros e ao tempo de operação das tecnologias propostas.

A advogada observa que o prazo para a elaboração e entrega das propostas estende-se até o dia 13 de agosto. "Estamos agora em um momento importante da licitação, não apenas de elaboração de propostas, mas também - e, sobretudo - de esclarecimentos ao edital, que podem ser solicitados até o dia 16 de abril. Trata-se de uma oportunidade para que os investidores solucionem suas dúvidas e adquiram as certezas necessárias para tomar a decisão de investir no projeto".

_________