sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "História do Direito no Brasil"

Veja quem ganhou a obra "História do Direito no Brasil".

segunda-feira, 25 de março de 2013

De autoria de Antonio Carlos Wolkmer, a 6ª edição da obra "História do Direito no Brasil" (Forense - 211p.) cuida de breve introdução histórico-crítica acerca de alguns momentos do Direito no Brasil.

É inegável o significado da retomada dos estudos históricos no âmbito do Direito, principalmente quando se tem em conta a necessidade de repensar e reordenar uma tradição normativa, objetivando depurar criticamente determinadas práticas sociais, fontes fundamentais e experiências culturais pretéritas que poderão, no presente, viabilizar o cenário para um processo de conscientização e emancipação.

A obtenção de nova leitura histórica do fenômeno jurídico enquanto expressão cultural de ideias, práticas normativas e instituições implica a reinterpretação das fontes do passado sob o viés da interdisciplinaridade (social, econômico e político) e da reordenação metodológica, em que o Direito seja descrito sob uma perspectiva desmistificadora.

Contextualizando, por meio da interpretação de teor sociopolítico, a releitura e a revisão de nossa cultura jurídica tradicional, apontando para a construção de nova historicidade no Direito.

Com isso, estudiosos e profissionais têm diante de si a oportunidade de entender melhor a sua ferramenta de trabalho e atuar no dia a dia em condições bastante satisfatórias.

Sobre o autor :

Antonio Carlos Wolkmer é professor Titular de História das Instituições Jurídica da UFSC. Professor nos Cursos de graduação e pós-graduação em Direito da UFSC. Professor visitante e colaborador de várias universidades do país e do exterior. Doutor em Direito. Mestre em Ciência Política. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Pesquisador PQ 1 do CNPq e consultor Ad Hoc. Sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (Rio de Janeiro), do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e da Sociedad Argentina de Sociología Jurídica. Membro do Comitê Científico do Institut International d'Études et de Recherches sur les Biens Communs (Paris).

__________

Ganhadora :

Jussara Moraes, do CEAGESP, de Osasco/SP

__________

__________

Adquira já um exemplar :


__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 21/3/2013 08:59