quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ata Notarial - Doutrina prática e meio de prova"

Veja quem ganhou o livro "Ata Notarial - Doutrina prática e meio de prova".

quinta-feira, 28 de março de 2013

O livro "Ata Notarial - Doutrina prática e meio de prova" (Quartier Latin - 304p.), de Paulo Roberto Gaiger Ferreira e Felipe Leonardo Rodrigues, apresenta ao leitor a definição de ata notarial, a distinção da escritura pública, sua classificação, requisitos, estrutura e espécie.

A ata notarial é um dos instrumentos mais prodigiosos dos tabeliães, mas, infelizmente, pouco conhecido e utilizado. O descobrimento da América foi descrito numa ata notarial, possibilitando aos reinos de Aragão e Castela o título legal para imporem o seu domínio nas terras descobertas.

O instrumento é pouco utilizado no Brasil, talvez pelo desafio que envolve descrever a realidade com a visão voltada para a produção de efeitos no futuro, quase sempre em juízo.

Tabeliães, advogados, magistrados, promotores e os demais profissionais do Direito verão que a ata notarial permite aprimorar a sua atuação, produzindo e julgando com fundamento num meio de prova privilegiado.

Sobre os autores :

Paulo Roberto Gaiger Ferreira é tabelião de notas em SP. Especialista em Direito Notarial pela Universidade de Salamanca. Filiado a União Internacional do Notariado.

Felipe Leonardo Rodrigues é tabelião substituto em SP. Bacharel em Direito. Especialista em Direito Notarial e Registral.

__________

Ganhadores :

Sheyla Oliveira, assessora jurídica da Ipiranga Produtos de Petróleo, do Rio de Janeiro/RJ;

Carla Roberta Schwantes Hachmann, advogada em Maravilha/SC;

Amauri Gobbo, de São Carlos/SP;

Michelle Borges Nascimento Koguta, advogada da Simpress, de Embu/SP; e

Heloisa Helena Avi Ramos, de Curitiba/PR.

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 26/3/2013 09:27