MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/PB promove campanha estadual para a redução das custas judiciais

OAB/PB promove campanha estadual para a redução das custas judiciais

x

Da Redação

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Atualizado às 10:40

 

OAB/PB promove campanha estadual para a redução das custas judiciais

 

A OAB/PB convida todos os advogados paraibanos a participarem na próxima segunda-feira, dia 24, às 10h, do lançamento da Campanha Estadual para a Redução das Custas Judiciais da Paraíba, consideradas as mais altas do país.

 

"A OAB entende que a problemática das custas chega ao ponto mais crítico, os reclames da sociedade e dos advogados são crescentes e outro não poderia ser o caminho adotado pela atual diretoria", explica José Mário Porto Júnior, presidente da OAB-PB. Ele informa que o lançamento da campanha visa conscientizar os advogados constituídos do nosso estado no sentido de que esses valores devem ser revistos. "As custas não constitui obrigação do advogado e sim da sociedade em geral. O advogado, como meio de acesso ao judiciário também está sendo prejudicado pois o cidadão está deixando de pleitear seus direitos em decorrência das dos elevados valores cobrados de custas", ratifica.

 

Segundo Geilson Salomão, secretário-geral da OAB-PB, uma pesquisa realizada em todos os estados da Federação demonstra que a Paraíba está em primeiro lugar, "as custas da Paraíba se situam num patamar econômico desproporcional, atingindo uma taxa de 10% do valor da causa, fator que revela nítido caráter confiscatório."

 

Para ele, os valores cobrados na Paraíba representam um entrave ao acesso à justiça, especialmente de micro e pequenas empresas, profissionais liberais, dentre outros.  

A Campanha Estadual para Redução das Custas Judiciais, será lançada no auditório da OAB-PB, com a presença do presidente do Conselho Federal Roberto Busato.

________________