MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. dr. Pintassilgo: Taguatinga/DF
TV Migalhas

dr. Pintassilgo: Taguatinga/DF

Depois de sobrevoar o Gama/DF, o dr. Pintassilgo pousou em Taguatinga/DF para mostrar ao Brasil o funcionamento do Judiciário da circunscrição

Da Redação

domingo, 28 de abril de 2013

Atualizado em 23 de abril de 2013 09:09

Depois de sobrevoar o Gama/DF, o dr. Pintassilgo pousou em Taguatinga/DF para mostrar ao Brasil o funcionamento do Judiciário da circunscrição. Como pássaro não fala, a juíza de Direito Sandra Cristina Candeira de Lira, o promotor de Justiça Fabiano Mendes Rocha e o presidente da subseção da OAB Nadim Tannous El Madi tomam a palavra e se tornam os porta-vozes de nosso repórter alado.

História

A primeira cidade-satélite de Brasília/DF foi fundada em 5/6/58 em terras do município de Luziânia/GO, na Fazenda Taguatinga, a cerca de 19 km a oeste da capital Federal. Em 1970, o governador Hélio Prates da Silveira, por meio do decreto 571/70, reconheceu oficialmente Taguatinga como cidade.

Em um primeiro momento, o termo "Tauá + Tinga", do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para "Ave Branca". Posteriormente, tese linguística do poeta Antônio Garcia Muralha revelou que Taguatinga, de "Ta'Wa'Tiga", significa "barro branco", ocorrência geológica que se verifica na região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas