segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

TPI

Alunos da Direito GV vencem etapa brasileira da competição do Tribunal Penal Internacional

Próxima fase acontecerá em Haia, na Holanda.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pela primeira vez o Brasil sediou a competição do TPI - Tribunal Penal Internacional. E nessa I edição da competição de simulação judicial, a equipe da Direito GV foi a vencedora, tendo conquistado 97 de 100 pontos possíveis.

Com base na aplicação do direito penal internacional dos países ibero-americanos, as equipes finalistas simularam um julgamento baseados nos crimes contra humanidade e de guerra na província de Antaño, e seus respectivos responsáveis pelas ações. Após a audiência, uma mesa redonda foi formada pelos finalistas e organizadores da competição, momento em que o resultado final foi divulgado. Com a conquista, o grupo formado por Pedro Mendonça, Guilherme Góes, Paloma Romero e Luiz Eduardo Al-Contar, irá disputar a fase final da competição na cidade de Haia, Holanda.

Os alunos já haviam participado da competição de 2012, que ocorreu na Cidade do México, quando a Direito GV havia ficado na fase semifinal. "O fator experiência foi determinante para a conquista. No ano passado, uma série de questões, como falta de experiência e de preparo com a matéria, fizeram com que não chegássemos à final. Este ano, estávamos mais tranquilos para trabalhar, mais preparados e mais maduros", conta Pedro Mendonça, aluno do 4ª ano.

Quanto à expectativa para a fase final, que ocorrerá entre os dias 8 e 13/7, a coordenadora do Núcleo de Direito Global, Michelle Ratton Sanchez Badin, aposta no bom desempenho da equipe. "Estamos participando pela segunda vez da competição internacional e o histórico está a nosso favor. Já conhecemos bem a competição. Tenho certeza de que poderemos conquistar uma posição melhor do que foi no ano passado, e esse é o nosso objetivo", comenta.

_____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 14/5/2013 15:52