MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alunos da Direito GV vencem etapa brasileira da competição do Tribunal Penal Internacional
TPI

Alunos da Direito GV vencem etapa brasileira da competição do Tribunal Penal Internacional

Próxima fase acontecerá em Haia, na Holanda.

Da Redação

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Atualizado em 14 de maio de 2013 15:52

Pela primeira vez o Brasil sediou a competição do TPI - Tribunal Penal Internacional. E nessa I edição da competição de simulação judicial, a equipe da Direito GV foi a vencedora, tendo conquistado 97 de 100 pontos possíveis.

Com base na aplicação do direito penal internacional dos países ibero-americanos, as equipes finalistas simularam um julgamento baseados nos crimes contra humanidade e de guerra na província de Antaño, e seus respectivos responsáveis pelas ações. Após a audiência, uma mesa redonda foi formada pelos finalistas e organizadores da competição, momento em que o resultado final foi divulgado. Com a conquista, o grupo formado por Pedro Mendonça, Guilherme Góes, Paloma Romero e Luiz Eduardo Al-Contar, irá disputar a fase final da competição na cidade de Haia, Holanda.

Os alunos já haviam participado da competição de 2012, que ocorreu na Cidade do México, quando a Direito GV havia ficado na fase semifinal. "O fator experiência foi determinante para a conquista. No ano passado, uma série de questões, como falta de experiência e de preparo com a matéria, fizeram com que não chegássemos à final. Este ano, estávamos mais tranquilos para trabalhar, mais preparados e mais maduros", conta Pedro Mendonça, aluno do 4ª ano.

Quanto à expectativa para a fase final, que ocorrerá entre os dias 8 e 13/7, a coordenadora do Núcleo de Direito Global, Michelle Ratton Sanchez Badin, aposta no bom desempenho da equipe. "Estamos participando pela segunda vez da competição internacional e o histórico está a nosso favor. Já conhecemos bem a competição. Tenho certeza de que poderemos conquistar uma posição melhor do que foi no ano passado, e esse é o nosso objetivo", comenta.

_____________