MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Assuntos Econômicos do Senado examina amanhã três projetos que tratam de isenção de impostos

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado examina amanhã três projetos que tratam de isenção de impostos

x

Da Redação

segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Atualizado às 09:36

 

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado examina amanhã três projetos que tratam de isenção de impostos

 

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado reúne-se amanhã, às 9h30, para examinar uma lista de 20 projetos, entre eles três que prevêem isenção de impostos. O primeiro, do senador licenciado Hélio Costa, propõe a isenção de IPI e de Imposto de Importação sobre ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos adquiridos por profissional autônomo, para uso exclusivo em sua profissão.

 

Hélio Costa entende que certas profissões dependem cada vez mais de instrumentos, ferramentas, máquinas e aparelhos dotados de elevado grau de sofisticação tecnológica. No entanto, o avanço da tecnologia acaba tornando onerosa e, por vezes, inacessível, a aquisição desses materiais. "Na medida em que baratearmos as ferramentas de trabalho, estaremos criando mais um mecanismo de empregabilidade e de geração de riqueza", justifica o senador.

 

O segundo projeto, de autoria do senador Roberto Saturnino (PT-RJ),busca favorecer a fabricação e a importação de equipamentos, aparelhos, instrumentos e materiais educativos destinados exclusivamente a portadores de deficiência visual. A proposta consiste em isentar do IPI os produtos que auxiliem os cegos e demais portadores de severas deficiências visuais. Com as isenções, os produtos teriam preços mais acessíveis. A isenção do Imposto de Importação não se aplicaria, porém, aos produtos com similar nacional.

 

O terceiro, também de autoria do senador Roberto Saturnino,prevê a dedução , no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a doação de livros a bibliotecas públicas.

 

A intenção é difundir o hábito da leitura, permitindo que quem paga Imposto de Renda colabore para isso. A propostapermite a dedução de até 6% do imposto anual devido. São válidas para dedução as compras de livros feitas no ano-base da declaração e até a data-limite da entrega da declaração.

 

Não se trata, com o projeto, de acordo com Saturnino, de aumentar a renúncia fiscal e, sim, de ampliar as alternativas de dedução. Tomando por base a arrecadação do IRPF em 2004, o senador calcula que as bibliotecas poderiam receber, já em 2006, cerca de 30 milhões de novos livros, ao custo médio de R$ 20 a unidade.

 

_________________