terça-feira, 1 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Dicionário de Inglês Jurídico"

Veja quem ganhou o "Dicionário de Inglês Jurídico".

terça-feira, 28 de maio de 2013

O "Dicionário de Inglês Jurídico" (HN editora - 335p.), trabalho coletivo coordenado por Gentil de Faria, e que tem a coautoria de Stella Teodoro Cunha, traz além dos verbetes, falsos cognatos e documentos importantes como a Carta Magna, a Declaração da Independência e a Constituição Americana.

A obra é fruto de um trabalho coletivo que envolveu 11 pessoas com formação jurídica, participantes dos cursos de extensão universitária da Unesp/Ibilce, sob coordenação de Gentil de Faria, advogado e professor titular de literatura comparada do departamento de Letras do campus. Os autores são Alexandre Bernardes Neves, André Luiz Bernardes Neves, André Luiz Gardesani Pereira, Josiane Piacenço de Oliveira, Juliana Rissi, Karina Fernandes Castellon, Lucas Cornelio, Marcos Tadeu de Souza, Mariane Vilela, Mirian Franciele Olsen Carneiro Cunha e Stella Teodoro Cunha.


O dicionário traz 11 apêndices, incluindo um para os falsos cognatos. O coordenador ressalta que é muito comum confundir, por exemplo, "writ of injuction" com mandado de injunção. "Apesar da gritante semelhança gráfica, as duas palavras são de natureza bastante diversa e não podem ser trocadas uma pela outra", frisa. Ainda é possível ter acesso a documentos importantes da cultura jurídica inglesa e norte-americana, como a Magna Carta e a Declaração de Independência, e a detalhes da estrutura e do funcionamento da cúpula do poder judiciário.

"O direito está no dia a dia das pessoas, mas muitos só pensam em sua origem romana. Esse trabalho é diferente, único em seu gênero, e pode ser utilizado não só para fins acadêmicos", opina Faria. Outra particularidade do título é sua vertente cultural, que deve agradar também aos cinéfilos. Foram selecionados 25 filmes de temática jurídica, a partir de uma votação realizada pela American Bar Association (Associação dos Advogados dos Estados Unidos). Entre os títulos mais emblemáticos por aqui estão "O Julgamento de Nuremberg" (1961), "Filadélfia" (1993), "Erin Brokovich: Uma Mulher de Talento" (2000), entre outros.

Sobre o coordenador e coautora :

Gentil de Faria é advogado e professor titular da Unesp, São José do Rio Preto.


Stella Teodoro Cunha é bacharel em Direito, formada no ano de 2008 pela UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - UNIDERP - Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes.

__________

 

Ganhador :

João Felipe Martucci Costa, advogado da LSG Sky Chefs, de Guarulhos/SP

 

 

 

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 24/5/2013 08:46