MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Gostaria que o país virasse rapidamente essa página", diz Barroso sobre o mensalão
Novo ministro

"Gostaria que o país virasse rapidamente essa página", diz Barroso sobre o mensalão

Novo ministro do STF tomará posse no próximo dia 26, a partir das 14h30.

Da Redação

sábado, 8 de junho de 2013

Atualizado às 11:20

O novo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, disse nesta sexta-feira, 7, que o país precisa superar a discussão sobre a AP 470, o processo do mensalão. Em seu entendimento, há outros assuntos relevantes no Supremo que merecem mais atenção.

"Eu não estou indo para o Supremo para julgar o mensalão. Se pudesse escolher, escolheria ir logo depois do julgamento. O STF discute inúmeras questões mais importantes para a vida das pessoas. Gostaria que o país virasse rapidamente essa página", disse, em conversa com jornalistas. Barroso garantiu que a presidente Dilma Rousseff "nem remotamente" tocou neste assunto nas conversas que tiveram antes de sua indicação.

No final do ano passado, antes de ser indicado, Barroso disse em um artigo que o julgamento do mensalão foi "um ponto fora da curva" na história do Supremo, que endureceu sua jurisprudência. Hoje, questionado se tratava-se de uma crítica ao Supremo, ele disse que fez apenas uma análise "sobre um fato observável a olho nu". Ele disse, ainda, que esta também é a opinião de outros ministros. "Uma coisa é comentário em texto acadêmico, outra é ter influência na liberdade ou não de uma pessoa", ponderou.

Barroso disse que não se sente impedido de julgar processos sobre os quais tenha se manifestado, exceto os em que atuou como advogado. "Sou de uma geração que enfrentou censura e tem opinião sobre quase tudo. Teria que me dar por impedido em milhares de processos", disse.

O futuro ministro também disse ser favorável "a uma redução relativamente drástica" do foro privilegiado, que delega aos tribunais o julgamento de determinadas autoridades. Segundo ele, as cortes não estão devidamente estruturadas para atuar na primeira fase dos processos penais, quando são reunidas provas e depoimentos. Por outro lado, defendeu "proteção institucional" de algumas autoridades muito visadas por órgãos de controle para evitar exageros.

Barroso disse que não é especialista em Direito Penal e que passará o mês julho, recesso no Supremo, estudando o processo do mensalão para participar do julgamento dos recursos. Ele confirmou que sua posse no cargo será no dia 26 de junho, a partir das 14h30.

As informações são da Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas